Curso de Arquétipos em Curitiba com Felipe Machado

Curso Arquétipos, Comportamento e Consumo

Marketing, Design e Comunicação Estratégica

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CURSO DE ARQUÉTIPOS, COMPORTAMENTO E CONSUMO

 

Toda grande marca, a exemplo de Nike, Natura, Dolce & Gabanna, Apple, Starbucks, Peugeot etc., possui arquétipos em seus produtos, design, marketing e comunicação. Marcas que têm consciência de seu arquétipo dominante detêm maior capacidade de criar significados que ultrapassem a barreira da razão atingindo o nível instintivo e inconsciente dos consumidores – alémde conquistar o imaginário social.

O arquétipo atua como princípio organizador de marcas e produtos, oferecendo inspiração, estrutura, coerência e significado para seus consumidores e clientes, para a cultura e para a sociedade.

Com base na Psicologia e na Antropologia do Consumo, o curso pretende demonstrar pesquisas com arquétipos; como construir comunicação de marcas e produtos eficazmente, atingindo o inconsciente coletivo do público-alvo; e como transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades.

 

Parte 1 – Percepção e consumo

* Como percebemos o que somos;
* Identidade, cultura e consumo;
* Breve histórico do consumo;

* Quem dá as cartas? Como marcas criam o imaginário social
e produtos expressam nossa identidade?; * O inconsciente coletivo emoções e o trunfo das marcas.

 

 

PARTE 2 – PSICOLOGIA, ARQUÉTIPOS E NARRATIVAS NOS PRODUTOS, MARCAS E COMUNICAÇÃO

* Símbolos, Arquétipos e Psicologia Analítica;
* A importância dos Arquétipos para as marcas e produtos;
* Arquétipos versus cultura e arquétipos versus instintos;
* Narrativas: mitos, contos e storytelling;
* Branding, design e os objetos encantados.

PARTE 3 – MITOS CONTEMPORÂNEOS E PROPAGANDAS

* O mito do Herói, de Afrodite e Ártemis;
* O arquétipo da Grande-Mãe, do Cara comum, do Fora-da-Lei, do Explorador, entre outros;

PARTE 4 – ARQUÉTIPOS, PESQUISA E TENDÊNCIAS

* Arquétipos, tendências de comportamento e coolhunting.
* Prática.

 

INSTRUTOR DO CURSO: FELIPE MACHADO DE SOUZA

Graduado em Design Gráfico pela UTFPR, especialista em Psicologia Analítica e em Antropologia Cultural, ambos pela PUCPR, e mestrando em Design pela UFSC. Possui cursos extracurriculares em Design Thinking, Identidade Visual, Coolhunting, Psicologia do Consumidor, Antropologia do consumo, Pesquisa de Mercado, Mitologia, Storytelling, Design emocional, dentre outros. Atuou como Editor de Arte na Pró-Reitoria de Pesquisa da PUCPR, e, hoje, é consultor de marca para pequenas e médias empresas. Em parceria com a Anima Trends, já trabalhou com pesquisa de comportamento e consumo para Vivo, Prefeitura de Curitiba, Hipermercados Condor, O Boticário etc.

No campo acadêmico, pesquisa a relação cultural, simbólica e identitária entre consumidores e objetos, produtos e marcas, e suas influências para o inconsciente coletivo. Produziu cursos e palestras sobre arquétipos, marcas, comportamento, consumo e tendências para Lemon School, PUCPR, TECPUC, UDESC, GRPCOM, Vilaj Coworking, Evento, Share UNISINOS, Unicuritiba, UFSC, FFM, Ideia de Marketing, entre outros. Atualmente faz parte do corpo docente das especializações Gestão de Tendências e Coolhunting (PUCPR); Visual Merchandising (PUCPR); Pesquisa e Comunicação de Moda (Univali) e do MBA Marketing Digital (Univali).

Data: 19 e 20 de Maio
Horário: 09:30 às 17:30
Investimento: R$ 350,00

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