O que é marketing digital - academia digital

O que é marketing Digital

Em sua definição, marketing é uma palavra que vem do inglês market, ou seja, mercado. É o conjunto de técnicas e estratégias que envolvem a comercialização de um produto ou serviço, sua divulgação e a experiência de consumo, sempre relacionando com as necessidades do cliente. Podemos perceber que este é um conceito muito abrangente e, com a revolução da internet, o termo marketing digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Mas você sabe o que é o marketing digital? A Academia Digital te conta neste texto.

 

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O que é o Marketing Digital

 

              O marketing digital é toda a comunicação que envolve um produto ou serviço que ocorre por meio digital, principalmente pela internet (sites, blogs, email, redes sociais). Os objetivos pretendidos com as ações de marketing digital podem ser variados: divulgação de uma marca (branding), aumento no número de vendas, lançamento de um novo produto ou a fidelização do consumidor. A ideia é a mesma do marketing off-line: proporcionar ao cliente a melhor experiência de consumo, sempre considerando suas preferências e desejos, com a diferença de que, com a evolução tecnológica e novas ferramentas de análise, no marketing digital essa experiência costuma ser muito mais personalizada e individualizada.

 

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Obviamente, o marketing digital surgiu com a popularização da internet, e desde então, houve muitas mudanças no comportamento de consumo das pessoas. Para acompanha-las, o marketing digital também teve que se reinventar e se aprimorar – e isso é uma constante. Com isso, podemos perceber que essa é uma ciência não exata e está sempre sob influência do ambiente e do contexto histórico no qual está inserida.

 

 

A importância do marketing digital

 

A internet surgiu em meados dos anos 80 e desde então, como comentamos acima, revolucionou a vida e a interação social em todo o mundo. Atualmente, os últimos dados mostram que mais da metade da população mundial (mais de 4 bilhões de pessoas) têm acesso à internet – não é de se espantar que a maior parte das ações de marketing tenha migrado para ambiente digital. Isso é ainda mais forte com o desenvolvimento dos smartphones: hoje temos acesso imediato a e-mails, redes sociais e pesquisas no Google a qualquer hora. Além disso, a integração entre vários aplicativos permite uma identificação do seu público alvo, interesses e preferências de compra, o que torna a experiência muito mais satisfatória para o consumidor.

 

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Com toda essa informação personalizada disponível na palma da mão, é muito mais fácil pesquisar sobre um produto, comparar preços e fechar negócio no mesmo momento. Por isso, é importante para qualquer empresa ter sua marca bem posicionada nos meios digitais. É um trabalho complexo e que exige planejamento, por isso é fundamental contar com profissionais que dominem a área.

 

As vantagens do marketing digital

 Interatividade:

A comunicação entre empresa e consumidor não ocorre por via de mão única. Com as ferramentas de marketing digital, o consumidor tem a possibilidade de comentar sobre os produtos, tirar dúvidas e interagir com a empresa, ao passo que a empresa tem a possibilidade de responder a essa demanda e ainda manter esse consumidor informado sobre novidades envolvendo a marca. A facilidade na comunicação é fundamental para construir uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.

 

Possibilidade de análise de métricas:

As estratégias que envolvem o marketing digital contemplam uma análise das métricas ao longo do tempo. Isso significa que é possível mensurar o comportamento do consumidor frente ao seu produto e verificar a eficácia das estratégias utilizadas. Com isso, é possível alterar e adotar novas ações no planejamento do marketing digital – ou seja, se os resultados não estão dentro do esperado, você pode mudar a estratégia no meio do caminho.

 

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Globalização:

As ações de marketing digital fazem com que empresas alcancem clientes a longas distancias – praticamente em qualquer lugar do mundo. Os consumidores têm muito mais opções de produtos, não se limitando a empresas locais somente, o que faz a compra ser uma ação mais assertiva.

 

Competitividade:

Este é uma vantagem que está atrelada ao item anterior. No ambiente digital, o foco deixa de ser apenas o produto em si e passa a ser toda uma experiência de compra – o tamanho da empresa não tem tanta relevância. Isso quer dizer que pequenas e médias empresas podem se destacar frente às grandes na busca pela atenção do consumidor – desde que se faça um bom trabalho com o marketing digital.

 

Excelente custo benefício:

Comparado às ações de marketing tradicionais, o marketing digital constitui em um investimento muito menor (quando analisado o custo benefício).

 

Segmentação:

Muitas pessoas acreditam que a ideia do marketing seja alcançar o maior número de pessoas possível, certo? Engano! O objetivo aqui é impactar as pessoas certas – potenciais consumidores. Chegando em quem realmente tem interesse e consome o seu produto, as taxas de conversão tendem a ser maiores.

 

Como o marketing digital é realizado

 

              Como vimos lá no início, o marketing digital é um conjunto de estratégias, que podem ser realizadas de diversas maneiras no mundo digital. Mas, antes de qualquer ação, deve ser realizado um planejamento minucioso que envolve vários pontos da empresa, como a definição do arquétipo, personas digitais, planejamento de palavras-cha de busca e o que se espera do marketing digital (objetivos). A partir daí as ações podem ser feitas por meio de:

– Sites: normalmente, a construção de um site é uma das primeiras estratégias a ser adotada, mas nem por isso é simples. Não basta ter um site bonito e feito para uma melhor experiência do usuário, é preciso otimizá-lo utilizando práticas de SEO (Search Engine optimization) para que apareça nos primeiros resultados da busca do Google. Isso porque sabemos que, em uma pesquisa, os usuários acabam clicando nos primeiros resultados.

 

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Blogs: blogs são especialmente importantes quando o assunto é autoridade sobre um determinado assunto. Fazem parte do que chamamos de inbound marketing – marketing baseado em conteúdo relevante.

 

– Campanhas de anúncios: quando realizamos uma busca no Google, aparecem dois tipos de resultados na página de pesquisa: os anúncios pagos (primeiros resultados) e os resultados de busca orgânica. Para anunciar e aparecer nestes primeiros resultados, não basta apenas pagar pelo anúncio: também é necessária uma série de ações de análise e planejamento desses anúncios, que são veiculados a partir de um leilão realizado pelo Google.  Já os resultados da busca orgânica aparecem por meio de boas práticas de SEO, que comentamos no item anterior.  Em redes sociais como Facebook e linkedin também é possível realizar anúncios pagos.

 

Redes sociais: as redes sociais se transformaram em uma excelente ferramenta de marketing para as empresas, visto que o número de usuários aumenta a cada dia. Além disso, neste tipo de plataforma a comunicação é feita de maneira muito mais rápida e interativa, e o usuário pode pesquisar sobre a opinião de outros consumidores sobre um produto – o que pode definir a compra.

 

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Aplicativos de mensagem: o whatsapp e o telegrama são os aplicativos de mensagem mais utilizados no mundo – no Brasil, mais de 95% dos smartphones possuem um desses aplicativos. Além de serem gratuitos, o que é uma grande vantagem, se mostraram tão eficazes para as empresas que foi criada uma funcionalidade apenas para negócios. Apesar de parecerem ferramentas simples, é muito importante saber como utilizá-las, pois qualquer deslize por prejudicar a imagem da empresa.

 

O que considerar ao realizar ações de marketing digital

 

              Planejar as estratégias de marketing digital não é uma tarefa fácil. Cada ação tem suas especificidades e é fundamental dominar cada tipo de ferramenta para um resultado de qualidade. Sabemos também que, para serem efetivas, as ações de marketing digital devem ser realizadas de maneira integrada. Por esses motivos, vale contratar uma empresa especializada em marketing digital para o seu negócio. Para não errar na escolha, conheça a metodologia da empresa, suas certificações e a opinião de clientes atendidos e também acompanhe os resultados obtidos.

 

Leia também: A importância do social media para sua empresa

 

A Academia digital

 

A Academia Digital é uma empresa de Marketing Digital que atua tanto em consultoria como na parte de formação de profissionais na área, com mais de 1000 alunos formados no curso de Gestão em Marketing Digital. Nossa consultoria aborda todas as estratégias integradas, desde a pesquisa de mercado até a análise de indicadores, resultando em melhores números para sua empresa. Já o Curso de Gestão de Marketing Digital apresenta de maneira intuitiva e lógica todo o caminho para se realizar um planejamento de marketing digital certeiro.

Para saber mais sobre nossos cursos ou nossa consultoria, clique aqui e descubra tudo o que o universo do marketing digital pode fazer pela sua empresa.

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