O Instagram é uma das plataformas mais eficazes para uma empresa engajar com seu público-alvo.
É considerada uma das mais ativas pelos usuários e, portanto, altamente relevante para exposição de marcas.
Segundo definição da própria rede, “as pessoas acessam o Instagram para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas”.
Dados internos divulgados, em 2017 havia mais de 25 milhões de perfis comerciais a nível global.
No mesmo ano, eram dois milhões de anunciantes utilizando a rede para compartilhar Stories e gerar resultados comerciais.
Entre as mais visualizadas, um terço são de empresas.
Com relação ao comportamento do consumidor, de acordo com o publicado, baseado nas atividades diárias dos instagrammers, a plataforma mostrou que eles acessavam um perfil comercial por dia.
Além disso, ainda no ano passado, aumentaram em 80% o tempo de visualização em vídeos.
Estes números hoje, são ainda mais inspiradores, visto que a plataforma passou por uma série de melhorias para Instagram comerciais.
Somente este ano foram lançados recursos como:
- Perguntas, enquetes e enquetes deslizantes nos Stories;
- Repostar Stories;
- Integração com o aplicativo de música, Spotify;
- Instagram Shopping;
- IGTV;
- Entre muitas outras novidades.
A exemplo do pagamentos pelo App (essa ainda não está disponível de forma tão numerosa).
1. O Instagram e a necessidade do mercado
Embora os lançamentos do Instagram destacados acima pareçam ser muitos, elencamos apenas alguns deles.
Isso comprova o quanto a rede tem investido para melhorar seu desempenho tanto para marcas e empresas, quanto para usuários.
De acordo com o estudo Social Media Trends 2018, da Rock Content, 80,2% das empresas estão no Instagram (eram 63,3% em 2017).
Segundo os participantes, o Instagram é a que mais impacta nas estratégias de marketing digital (6,94), seguido pelo Facebook (6,84) – em uma escala de 0 a 10. Ou seja, dá para perceber a importância de estar na plataforma para os negócios.
“61,5% das empresas investe na qualificação dos seus profissionais, sendo cursos o principal investimento com (85,2%)” Social Media Trends 2018, da Rock Content.
O estudo também apresenta um panorama das empresas nas redes de forma geral.
Segundo ele, 94,4% das empresas estão nas redes sociais (apenas 5,6 % dos respondentes não está em nenhuma plataforma on-line).
Isso indica que houve um aumento de 2,5% em relação a edição anterior, realizada no ano passado.
Para 62%, as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas.
Além disso, 40,3% já usam as redes sociais há mais de 3 anos.
Com relação os motivo para criarem seus perfis comerciais, para 85,3% dos participantes deve-se a visibilidade.
A interação com o público, proporcionado pelas redes sociais, foi propósito de 64,8%.
As pesquisas não param por aí!
Já 13,6% citam a concorrência estar nas redes como justificativa para criação de seus perfis.
Em contrapartida, 49,9% ainda se consideram pouco ou nada eficientes nas redes sociais.
E o principal motivo entre os que não estão online é a falta de conhecimento para gerenciar.
Entre os participantes da pesquisa da Rock Content, 29,6% afirmaram esta ser a causa.
Outro dado interessante apresentado no relatório é em relação ao número de funcionários encarregados à função.
Ano passado, boa parte apresentava um ou dois profissionais.
Nesta edição do estudo, 30,7% dos respondentes contam com mais de três pessoas na equipe responsável pelas redes sociais.
Com isso, pode-se concluir que, as possibilidades de atuação no mercado são muitas.
Há demanda, porém, falta profissionais qualificados para exercer à função.
As marcas e empresas percebem a demanda e necessidade de ter uma boa presença online, porém, nota-se a escassez de profissionais qualificados para atendê-los.
2. Módulo Instagram Ads – Academia Digital
Sempre atenta às mudanças digitais e necessidades de mercado, a Academia Digital, recentemente implementou uma série e novidades no curso ‘Gestão de Marketing Digital – Marketing Digital Avançado”.
O curso, antes com 54 horas, conta agora com 70 horas distribuídas em 15 módulos.
Nele, foi inserido no conteúdo programático, o Instagram Ads para que a empresa obtenha capacitação para se destacar na plataforma, como também mais cinco módulos estratégicos complementares.
Módulos com conteúdo para Social Media, Automação de Marketing, Criação de Landing Pages, Vendas pelo WhatsApp e NeuroVendas passaram a fazer parte da grade curricular da Academia Digital.
Com isso, o aluno adquire todo o know-how necessário para conquistar resultados significativos em sua atuação on-line.
Contudo, também complementam a grade do curso, Arquétipos, Personas digitais, SEO, Sites de alta performance, Marketing de conteúdo, E-mail marketing, Google AdWords, Google Analytics e Facebook Ads.
“62% das empresas considera que as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas” Social Media Trends 2018, da Rock Content.
3. Diferenciais
Como vimos acima, tendo qualificação avançada em marketing digital, as possibilidades de se destacar no mercado são acima da média.
Seja para empreender no próprio negócio, seja para gerenciar o Instagram ou outras plataformas de terceiros.
Ter empatia cognitiva é extremamente relevante para que seja entregue algo de valor.
Em meio a tanto usuários, marcas e empresas, postar mais do mesmo acaba por ser indiferente.
É necessário, cada vez mais, conhecer sua persona e identificar o que ela gosta de receber.
A partir de então, é fundamental ter um planejamento.
Definir sua frequência e constância – vale ressaltar que os Stories têm grande visibilidade e aceitação.
Neles recomenda-se a prática do storytelling.
Ainda assim, tudo isso deve ser construído de acordo com o estilo de cada marca/empresa, reforçando o branding.
Desta forma, a estratégia será consistente e com custo x benefício acertado.
Por isso, a importância de entender o marketing digital como um todo.
Cada detalhe faz somar e adquirir um ou dois conhecimentos isolados acaba prejudicando o resultado final da estratégia.
4. Para quem é destinado o curso que te ensina a dominar o Instagram?
Destinado a diretores, gestores e coordenadores que desejam realizar vendas pela internet, o curso é importante mesmo se a empresa possua agência de marketing terceirizada.
Desta forma ela terá uma comunicação mais acertada com a agência responsável pelo marketing e juntos irão galgar melhores resultados.
Jornalistas e profissionais de marketing e publicidade também agregam muito valor a seus currículos.
Além disso, Helton Magalhães da Cruz, fundador da Academia Digital, destaca que profissionais de outras áreas que, desejam fazer uma transição profissional, ou mesmo realizar o marketing digital em seus atuais campos de trabalho também devem fazê-lo.
É importante entender que o marketing digital fará com que o negócio, produto ou serviço, seja visto pelo público-alvo qualificado da mesma.
Como a audiência está predominantemente na internet, deve-se estar lá para ser visto – independente do ramo de atuação.
5. Oportunidade para você
A Academia Digital já formou centenas de profissionais que, ao findar o curso, saem altamente satisfeitos e completamente preparados para destacar-se no mercado.
São quatro turmas simultâneas, nos períodos da manhã, tarde, noite e sábado.
A última turma do ano inicia nos dias 6 e 8 de outubro.
Aproveite para se destacar no mercado de trabalho e a dominar o Instagram Ads e muito mais!