Entender e conhecer quem é o seu cliente, quais as motivações, vontades, necessidades, desejos e outras características, é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
Esse conhecimento te leva a definir bem quem é o seu público-alvo e a persona de seu negócio, alavancando suas campanhas de marketing e o direcionando seus serviços e produtos, para que seus leads se convertam em clientes.
Vamos descobrir o que é cada um desses termos e como defini-los para que você alcance o sucesso.
O que é público-alvo?
O público-alvo é uma definição ampla de consumidores que compartilham características em comum, como dados demográficos, interesses, comportamentos e localização geográfica. Este conceito é amplamente utilizado para segmentar o mercado e identificar quem são os potenciais clientes para um determinado produto ou serviço.
É para quem é direcionado as campanhas de marketing, propagandas e outros métodos de divulgação, além de influenciar na forma de comunicação que você irá utilizar, tudo isso é definido pelo público alvo.
Como definir seu público-alvo?
Ele pode ser definido por meio de pesquisas e questionários, para descobrir quais são as características em comum do grupo de pessoas que você está querendo atender, para que você possa conhecer e entender os seus clientes mais profundamente.
No questionário para definir o público-alvo, devem ter algumas informações para que se possa fazer a segmentação do seu público de maneira demográfica, onde mora, idade, gênero, renda. Segmentação comportamental, que englobam, hábitos de compra, preferência de consumo, frequência de compra.
Perguntas para definir o seu público-alvo
Para a definição correta de seu público alvo pode ser realizado algumas perguntas básicas dentro dos fatores descritos a cima:
- Gênero
- Idade
- Nível de escolaridade
- Onde mora
- Renda mensal
- Profissão
- estado civil
Todos esses questionamentos ajudaram você a definir melhor quem é o público que você quer atender e direcionar o seu serviço ou produtos, fazendo campanhas de maneira a chamar atenção e incentivar a virarem seus clientes.
Exemplos de um público alvo
Como exemplo podemos utilizar uma loja que vende roupas para bebês. O público-alvo dessa empresa provavelmente são mulheres, entre 20 e 40 anos, que tenham tido filhos recentemente e moram na região próxima à loja.
Ou para uma academia em uma região de faculdade, o público alvo poderia ser, estudantes, entre 18 e 30 anos, que querem treinar e mantém um estilo de vida saudável e fit.
Diferença entre público alvo e persona
Como vimos o público-alvo, é o grupo de pessoas para quem você quer direcionar o seu produto ou serviço. Já a persona seria algo mais específico com características específicas, criado a partir de um trabalho mais minucioso, sendo mais detalhada e personalizada.
O que é a persona
A persona é classificada como o perfil do cliente ideal para quem você ofereceria os seus serviços e produtos.
É como se você criasse um personagem semi fictício, utilizando características e dados reais de suas pesquisas de mercado, visando detalhar e especificar ainda mais quem seria o seu público ideal.
Por que criar uma persona
A criação de uma persona ajuda a humanizar e a entender melhor o seu público-alvo, fazendo com que suas estratégias de marketing se tornem ainda mais direcionadas e eficazes.
Com uma persona definida para o seu negócio, a sua comunicação fica mais direta e pessoal com o cliente, diminuindo as objeções de compra e ajudando a transformar seus leads em compradores ativos.
Como criar uma persona
Para criar uma persona deve-se descrevê-la com detalhes específicos, utilizando com base os dados de pesquisa do seu público-alvo, mas criando um personagem de seu cliente ideal.
Utilize detalhes como:
- Nome fictício
- Informações demográficas: Idade, gênero, localização, profissão
- Objetivos que a persona deseja alcançar na vida
- Comportamentos de conteúdo: Quais redes sociais usa? Como se mantém informado? Como aprende novas habilidades? Quais assuntos mais gosta de acompanhar?
- Hábitos de compra
- Valores e motivações
Como usar uma persona
Após definir a persona você pode criar o conteúdo e estratégias de marketing pensando em uma comunicação e objetivos que se alinhem com o da sua persona, isso fará com que você se conecte mais com o seu público alvo, de uma maneira mais pessoal e clara, os levando a procurar e querer adquirir o seu produto ou serviço.
Exemplos de persona
Vamos voltar para o nosso exemplo da loja de roupas para bebês, e criar um exemplo de persona.
- Nome: Andreia
- Idade 27 anos
- Profissão: Advogada
- Localização Curitiba-Paraná
- Estado Civil: Casada
- Objetivos: Encontrar uma loja perto de sua casa que tenha roupas de bebês de boa qualidade e bonitas para a sua filha de 1 ano e meio.
- Desafios: Falta de tempo e dificuldade em locomoção
- Comportamento: Compra roupas pelo site, gosta de material de qualidade, segue as tendências.
- Valores: O bem-estar de sua família e de sua filha, ter qualidade de vida, e dar mais atenção para sua família enquanto também mantém a carreira.
Como utilizar essa persona na prática
No exemplo acima, na hora de criar uma campanha de marketing poderíamos focar na qualidade das roupas de bebês, em todas as variedades e modelos diferentes que possuem, além do benefício de estar comprando uma roupa com material adequado para o seu bebê.
Como nossa persona também apresenta como desafio a falta de tempo e dificuldade de locomoção, seria o caso de destacar que a loja também apresenta o serviço de compras online e entrega por motoboy.
Todas essas informações e estratégias ajudam a se conectar com o público alvo e a incentivar o consumo e adesão aos seus produtos e serviços.
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