O WhatsApp é uma ferramenta muito eficiente para uma empresa.
“Me passa seu WhatsApp” – quem nunca ouviu essa frase, não é?
O WhatsApp é uma ferramenta que, desde seu lançamento em 2009, revolucionou a forma das pessoas se comunicarem e até mesmo fazerem negócios.
Hoje, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, com mais de 1,5 bilhão de usuários em mais de 180 países, o que o torna um dos apps de maior relevância e maior valor atualmente (só no Brasil, mais de 80% dos smartphones possuem o app).
A cada ano o WhatsApp apresenta novas funcionalidades e melhorias, o que fez com que deixasse de ser apenas um meio de troca de mensagens para uma poderosa ferramenta de vendas e negócios.
Quer saber mais sobre as novidades do WhatsApp e como usar essa ferramenta de forma comercial? A Academia Digital te conta logo abaixo.
História do WhatsApp
A história do WhatsApp começa em 2009, quando Jan Koum e Brian Acton criaram o app como alternativa ao serviço de SMS.
No início, a ideia era criar um aplicativo que possibilitasse mostrar seus status para a agenda de contatos, mas ao longo do tempo a dupla percebeu o potencial do negócio como aplicativo de troca de mensagens.
A ideia não foi bem aceita logo de cara: como nos EUA o serviço de SMS é gratuito, houve dúvidas quanto à utilidade do app.
Lembrando que em outros países o serviço é cobrado, houve a aceitação e a expansão internacional do WhatsApp.
O aplicativo foi disponibilizado primeiro na App Store, já como app de troca de msg, quando rapidamente alcançou 250 mil usuários. Após o desenvolvimento para outras plataformas (Blackberry, mais conhecida na época, e Android), o WhatsApp se consagrou de vez.
Em 2014, apenas 5 anos após sua criação, o WhatsApp foi vendido ao Facebook por US$19 bilhões, confirmando a relevância do app.
Mudanças ao longo do tempo
Desde seu lançamento, o WhatsApp já sofreu várias modificações e melhorias – as principais delas aconteceram depois da venda do app para o Facebook.
Algumas mudanças se referem ao layout e usabilidade, outras não se mantiveram ativas, mas algumas mudaram completamente a utilização da plataforma.
Confira as novidades a seguir:
Possibilidade de conversas em grupo
Em 2011, a funcionalidade de conversas em grupo foi habilitada no app.
Este recurso facilitou as conversas entre amigos e família, mas com o tempo se estendeu também para grupos de estudos e trabalho.
Confirmação de leitura
Implementada em 2014, o recibo de leitura das mensagens enviadas foi uma das mudanças mais polêmicas do aplicativo – a atualização possibilitou que o usuário saiba quando a mensagem que enviou foi lida.
Boa parte dos usuários aguardou ansiosamente a atualização, enquanto que algumas pessoas torceram o nariz.
O bom é que, pra quem acha a confirmação de leitura falta de privacidade, é possível desabilitar a função.
Introdução de conversas de áudio e vídeo
Uma das grandes mudanças que WhatsApp sofreu foi a possibilidade de chamadas de áudio e vídeo, além das mensagens de voz.
Estas funcionalidades não foram implementadas simultaneamente: as chamadas por voz foram disponibilizadas em 2015, enquanto que as chamadas por vídeo em 2016.
Em 2018, o WhatsApp melhorou ainda mais o serviço de chamadas por vídeo, expandindo as conversas para até 4 pessoas em conferência e, em 2020, para até 8 pessoas.
Atualmente, com o distanciamento social provocado pela pandemia, temos notícias que a plataforma irá comportar conferências de até 50 pessoas por meio da plataforma Messenger Rooms.
Esta é uma mudança em concorrência ao Google Meet, Zoom e Skype.
WhatsApp web
A possibilidade de usar o WhatsApp no desktop facilitou e tanto a vida de quem usa o aplicativo durante o trabalho, sem precisar parar pra dar uma olhada nas conversas pelo celular.
A atualização, implementada em 2015, funciona como um espelhamento do app móvel, mostrando todas as mensagens enviadas e recebidas em tempo real.
Status
Semelhante ao Stories do Instagram, o Status foi implementado em 2017. Nele, é possível adicionar imagens, gifs e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas.
Localização
Também em 2017, o WhatsApp lançou a possibilidade de compartilhar sua localização com seus contatos, incluindo a opção em tempo real. Este recurso facilita e muito o envio de endereços e o encontro entre pessoas, além de, claro, saber onde algum familiar seu está.
WhatsApp Business:
Lançada em 2018, uma das mais recentes e importantes mudanças no WhatsApp foi o surgimento do WhatsApp Business.
Vendo o potencial de negócios da ferramenta, a empresa decidiu lançar uma versão “profissional” do aplicativo, com o objetivo de diminuir a distância entre empresas (principalmente as de pequeno e médio porte) e clientes.
Em primeiro lugar, a diferença entre a versão pessoal e comercial do app começa na identificação do perfil comercial.
Dados da empresa, descrição do seu negócio e formas de contato podem ser adicionadas, criando uma identificação mais profissional para o seu negócio.
Também é possível cadastrar a conta com um número fixo e ter as duas versões no mesmo aparelho, já que o Whatsapp Business funciona separadamente da versão pessoal.
Isso significa uma facilidade na organização de informações e conversas.
Para implementar o WhatsApp Business na sua empresa, é necessário responder um questionário e passar por uma verificação do número.
Somente após este processo é possível baixar o app– isso garante uma maior segurança tanto para empresa como consumidor.
Número e conta validados, a empresa pode contar com um selo de verificação, algo semelhante ao que acontece com os perfis do Instagram.
Perfil criado e validado, agora é hora de interagir com os clientes. Para isso, o WhatsApp Business oferece a função de mensagens automatizadas.
Automatização
Esta função é útil na medida em que o profissional não precisa criar e digitar novamente a mensagem toda vez que é solicitado e o cliente é respondido e tem informações úteis rapidamente.
Para não se perder nas mensagens, é possível marca-las com etiquetas e classifica-las em grupos, otimizando a organização e priorizando os assuntos mais urgentes.
E, por fim, um diferencial importante é a possibilidade de mensuração e análise de métricas dentro do app.
Com o WhatsApp Business, é possível saber quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas.
Esta é uma ferramenta importante para avaliar o sucesso de sua estratégia comercial.
Contudo, vale lembrar que, por mais facilidades que o aplicativo ofereça, é importante investir na qualidade do atendimento ao cliente.
Portanto, saber como e quando responder às solicitações, sugestões e o contato pós venda são fundamentais, mas este é um assunto para um próximo post.
WhatsApp Business API
Então, para as empresas de médio a grande porte, há a opção do WhatsApp Business API, que nada mais é que a utilização de API’s dentro da plataforma.
API’s são protocolos de internet que fazem a integração de diferentes ferramentais, ou seja, permite que sistemas acessem os recursos e dados de outro sistema.
Na prática, com a utilização de uma API dentro do WhatsApp Business, é possível:
- Escalonar o atendimento – você pode ter vários atendentes respondendo por meio de um único número;
- Utilizar chatbots para automatizar o atendimento;
- Centralizar os canais de atendimento em um único lugar;
- Acompanhar estatísticas e extrair relatórios.
A utilização de API’s no WhatsApp Business é uma ferramenta tão poderosa que grandes redes como Magazine Luiza, Ponto frio e Banco do Brasil já a utilizam em seus negócios.
Plataforma de pagamento
Agora, a plataforma de pagamentos é a mais nova aposta do WhatsApp – a ferramenta promete, em conjunto com o Facebook Pay, facilitar o envio de dinheiro e pagamentos diretamente pelo aplicativo.
Contudo, ainda está em fase de testes.
Porém a empresa afirma que a implementação se dará de forma gradual e a princípio, a clientes de algumas poucas instituições financeiras.
É um grande avanço nas transações financeiras, por isso vamos ficar de olho nas novidades e te contamos em primeira mão.
E você, já utiliza o WhatsApp nos seus negócios?
Então, o que acha da ferramenta? A Academia Digital quer saber! Conte pra gente nos comentários abaixo!
Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp.