33 Dicas para Vender pelo WhatsApp

Como Vender pelo WhatsApp? Esta é a pergunta que diversas empresas estão realizando.

Em 2016, o aplicativo WhatsApp atingiu a marca de 1 Bilhão de usuários. Em 2022, o Aplicativo foi o mais utilizado no Brasil.

Diante de números surpreendentes, fica claro o motivo pelo qual realizar Vendas via WhatsApp é uma Excelente oportunidade para aumentar as Vendas e alavancar o seu faturamento!

Não importa se você é MicroEmpreendedor(a) ou uma grande Empresa, é inegável que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de vendas, e por este motivo, logo abaixo você vai conferir 33 DICAS para Vender pelo WhatsApp!

Aumente as vendas pelo App
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Conquiste mais vendas com a ajuda do WhatsApp

Uma das principais Vantagens do aplicativo WhatsApp, é o fato de ser gratuito, sendo necessário apenas estar conectado a internet.

Outro diferencial, é a possibilidade de realizar diversas atividades simultâneas enquanto conversa com alguém neste aplicativo, uma vez que, pode atender telefone, responder e-mail, atender pessoalmente um cliente e, em paralelo, realizar um atendimento via WhatsApp.

A maioria das pessoas não tem paciência para atender um telefone a todo instante (empresas de telemarketing causaram um trauma nos brasileiros), por outro lado, responder uma mensagem de WhatsApp em seu Smartphone, é algo rápido e fácil.

Compreendendo o cenário global

A Pandemia Global em 2020, contribuiu para mudança do Comportamento do Consumidor, influenciando pessoas que nunca compraram pela internet, a conhecer esta nova experiência de compra.

Em 2019, as Vendas através do e-commerce representavam em torno de 9,2% das Vendas em nosso país, por outro lado, em Julho de 2020, as Vendas OnLine no Brasil atingiram a marca histórica 21,2%.

Em Janeiro de 2022, começamos o ano com um aumento de 20,56% nas vendas se compararmos com Janeiro de 2021.

E você, já está aproveitando todo potencial da ferramenta?

Agora, entenda como o WhatsApp tornou-se uma das principais Ferramentas de vendas no Brasil:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Sebrae, identificou que durante a Pandemia, 70% das Empresas Brasileiras realizaram Vendas pelo WhatsApp.

Percebendo este potencial, o aplicativo segue evoluindo, trazendo novidades, sendo aprimorado, com ferramentas como WhatsApp Web , onde é possível acessar o WhatsApp pelo computador, facilitando cada dia mais a vida dos empreendedores.

Para melhorar seus Resultados, confira a seguir: 33 Dicas para vender pelo WhatsApp!

33 Dicas imperdíveis para vender pelo WhatsApp

1. Utilize o WhatsApp Business

Utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas pelo WhatsApp é extremamente importante, pois permite que a empresa se comunique de forma mais profissional e eficiente com seus clientes.

Com o WhatsApp Business, a empresa pode criar um perfil comercial, adicionar informações importantes, como horário de atendimento, endereço e site, e até mesmo um catálogo de produtos ou serviços. Isso torna mais fácil para o cliente obter informações relevantes sobre a empresa e seus produtos.

Além disso, o WhatsApp Business possui recursos que facilitam o gerenciamento de conversas com clientes, como a possibilidade de criar respostas rápidas, mensagens automáticas e até mesmo etiquetas para organizar as conversas.

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de criar campanhas de marketing direto e personalizado, utilizando listas de transmissão e mensagens em massa. Dessa forma, a empresa pode se comunicar de forma mais eficiente com seus clientes e aumentar as chances de conversão em vendas.

2. Não misture vida Pessoal e Profissional

Imagine você no final de semana, aproveitando a sua família e, de repente, vem uma mensagem de um cliente potencial.

Sem querer, automaticamente você abre a mensagem, mas não consegue atender o cliente no momento.

Como você se sentiria se ficasse horas, ou até 1 dia esperando para receber uma resposta?

Por este motivo, este é o primeiro passo para profissionalizar seu atendimento.

3. Providencie um aparelho Celular Exclusivo para a Equipe de Vendas

Em alguns casos, quando a empresa apresenta um grande volume de atendimentos, é indicado um número de WhatsApp para cada profissional da área comercial.

Já presenciamos situações, onde, o colaborador utilizava um telefone pessoal, e ao deixar a empresa, levou todos os contatos dos clientes.

Imagine o prejuízo? Você não vai querer ver isto acontecer com você, certo?

4. Redes Sociais integradas com WhatsApp

Antes de realizar as vendas, você precisa criar uma base de contatos, logo, utilize o maior número de redes sociais possível para divulgar o número do WhatsApp de sua empresa.

Quem não é visto não é lembrado, e caso as pessoas não tenham conhecimento que você faz atendimento pelo WhatsApp, não conseguirá realizar vendas pelo dispositivo.

5. Site focado em vendas via WhatsApp

Ao invés do telefone fixo tradicional que poucas pessoas utilizam atualmente, divulgue em seu site o número do WhatsApp de sua empresa.

Desta forma, você poderá divulgar nas páginas de vendas dos produtos e serviços, no rodapé de seu site, e também no menu superior através de um botão.

Conta pra nós: você ainda utiliza o telefone fixo em sua casa ou empresa, ou prefere utilizar o WhatsApp?

6. Lista de contatos atuais

Analise o cadastro de todos clientes atuais, identifique quais apresentam WhatsApp e adicione no aparelho da empresa.

WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil
WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil

Continue a leitura e confira as melhores estratégias para conquistar mais contatos para o seu WhatsApp!

Chegou o momento de aumentar a sua base de contatos: 

7. E-mail Marketing

Se você tiver uma boa base de e-mails, realize uma campanha para divulgar para todos os seus contatos atuais que a sua empresa vai oferecer um atendimento diferenciado e personalizado via WhatsApp.

No próprio corpo do e-mail, utilize um botão que a pessoa possa clicar e ser direcionada para o aplicativo.

8. Facebook, Instagram e Google Ads

Realize campanhas exclusivas para Vendas via WhatsApp, oferecendo Descontos Especiais para quem comprar pelo aplicativo.

Já no Google Ads, divulgue seu novo canal de vendas através de Links Patrocinados, através das Extensões de Anúncios.

9. Utilize o status do WhatsApp

Agora o WhatsApp também tem a mesma ferramenta de stories disponibilizada no Instagram e em outros programas da Meta, só que com o nome de Status.

Esse é uma forma interessante para compartilhar informações de destaque para os seus contatos.

Pode ser promoção, oferta, desconto, aviso de coleção nova, entre outras estratégias.

Você também pode parar um instante para assistir o status dos seus clientes, já que a ferramenta disponibiliza que a pessoa veja quem visualizou o seu conteúdo (caso esteja ativado nas configurações da plataforma).

Entretanto, vale ressaltar, que o status só fica disponível durante 24h.

Por isso, se algo é muito importante, precisa lembrar de publicar novamente após acabar o tempo.

10. SEO

Configure a Meta Descrição e Title de seu site com um Call to Action focando no atendimento via WhatsApp.

Organize os contatos no WhatsApp

11. Salve o nome de cada cliente no celular

Defina uma palavra chave para identificar que é um cliente, um fornecedor, um parceiro, ou outro profissional.

A própria palavra cliente pode ser utilizada para diferenciar os contatos, por exemplo.

Caso seja uma empresa com diversos produtos, defina uma palavra complementar, exemplo: Cliente Camisa Masculina João.

12. Etiquetas

Caso você utilize o WhatsApp Business, você tem a opção de criar Etiquetas, com cores diferentes para perfis diferentes de clientes.

Desta forma, se você tem uma loja de roupas, poderia colocar uma etiqueta amarela para todas pessoas interessadas em calças, outra etiqueta em azul para quem tem interesse em camisetas, e assim por diante.

Com isso, quando tiver novidades em cada categoria, você pode realizar uma divulgação segmentada, informando apenas o que o cliente já sinalizou interesse em comprar.

13. Listas de Transmissão

Após organizar todos os seus contatos, crie listas de transmissão com os clientes que tenham interesse no mesmo produto ou serviço de sua empresa.

A lista de transmissão, é uma funcionalidade onde você consegue enviar uma mensagem para diversos contatos ao mesmo tempo, sem que um contato tenha acesso ao número do outro.

Para ser eficaz, é necessário que os clientes estejam agrupados (segmentados) conforme seu interesse, pois, se um cliente está interessado em comprar camisas masculinas, não adianta enviar informativos de roupas femininas.

Divulgar um produto ou serviço que não seja de interesse de seu Prospect, pode deixar uma imagem negativa de sua empresa, fique atento para só encaminhar conteúdo relevante.

14. Desperte o interesse de seu cliente para participar da Lista de Transmissão

É comum pessoas que trabalham com vendas pelo WhatsApp terem números bloqueados, infelizmente, isto ocorre quando as pessoas realizam a divulgação sem autorização dos clientes.

Sabendo disto, podemos agir de forma preventiva, pedindo primeiramente a autorização aos clientes para divulgar conteúdos através da lista de Transmissão.

Afinal, se as pessoas autorizarem o envio, qual a chance de elas te bloquearem?

Uma segunda dica, é oferecer descontos e benefícios exclusivos para quem participar da Lista de Transmissão.

Desta forma, as pessoas vão perceber uma VANTAGEM de participar da Lista de Transmissão do seu WhatsApp, e farão questão de participar!

15. Ações Periódicas

Identifique as características de seu público alvo através de uma pesquisa de Personas Digitais.

Defina o Arquétipo de sua marca e realize ações periódicas de divulgação, priorizando Marketing de Conteúdo, para não agir de forma inoportuna focando apenas em vendas diretas.

A venda é uma consequência natural após seu Prospect começar a admirar a sua empresa, devido ao seu conteúdo de qualidade.

Realizando vendas via WhatsApp
Realizando vendas via WhatsApp

Como realizar uma venda via WhatsApp?

16. Crie um catálogo de seus produtos e serviços

Uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas pelo WhatsApp é utilizar o WhatsApp Business e criar um catálogo de produtos ou serviços. Com ele, você pode apresentar seus produtos ou serviços de forma organizada e profissional, o que aumenta a confiança dos clientes em sua empresa.

Um catálogo bem organizado e completo é fundamental para facilitar a escolha dos clientes e impulsionar suas vendas. Além disso, o WhatsApp Business oferece diversas funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, como a possibilidade de inserir descrições detalhadas, preços e até mesmo fotos dos produtos.

Não deixe de aproveitar essa ferramenta poderosa e comece agora mesmo a criar o seu catálogo no WhatsApp Business para aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

17. Treinamento de sua Equipe

É indispensável que sua equipe receba um treinamento de profissionais capacitados em Marketing Digital e Vendas via WhatsApp, pois é muito comum empresas gerarem demanda, mas a equipe comercial não estar apta para realizar vendas.

Em alguns casos, já presenciamos empresas que investiam alto em marketing, mas a equipe de atendimento não sabia o básico sobre o que estava vendendo, e aí, como realizar vendas?

O primeiro passo para realizar vendas, sempre será primeiro treinar sua equipe.

18. Relacionamento no WhatsApp

Como em qualquer venda, não se iluda achando que as pessoas vão contatá-lo e realizar uma compra imediata.

A qualidade no atendimento será um fator determinante para conseguir realizar uma venda pelo WhatsApp.

Evite scripts comerciais padrões e muito grandes, ouça seu cliente, entenda sua necessidade, e após isto, explique como seu produto ou serviço poderá ser útil para solucionar o problema dele.

19. Use uma saudação personalizada

A saudação personalizada é uma excelente forma de causar uma boa primeira impressão e aumentar a confiança do cliente em relação à sua empresa. Além disso, você pode aproveitar essa mensagem inicial para solucionar algumas dúvidas frequentes ou até mesmo já solicitar que o cliente aguarde o atendimento, caso esteja ocupado no momento.

Lembre-se de que essa primeira interação pode ser decisiva para conquistar ou perder um cliente. Portanto, invista tempo na criação de uma saudação personalizada, atraente e que transmita profissionalismo.

20. Política de Comissões

Já ouvimos certa vez de um cliente, que não considerava justo pagar comissão, tendo em vista que a equipe já recebia um salário.

Teoricamente, poderíamos considerar correto este pensamento. Por outro lado, a realidade de mercado funciona diferente.

Eu não conheço equipes comerciais de alta performance sem receber comissões, você conhece?

O valor da comissão precisa ser embutido no valor do produto, desta forma, a empresa não terá prejuízos ao oferecer uma comissão, pelo contrário, suas vendas normalmente vão aumentar!

21. Material de Apoio para o WhatsApp

A venda pelo WhatsApp não é algo tão simples como parece.

Você interage com uma pessoa que nunca viu você e não visualiza seus produtos e serviços.

Ao utilizar materiais visuais, como arquivos em JPEG ou PDF, materializa o que você está vendendo e, ao usar de forma equilibrada com outras técnicas de Vendas, poderá melhorar seu resultado.

Identifique as perguntas mais frequentes e desenvolva um material de apoio visual para sua equipe comercial, mas certifique-se sempre de oferecer um atendimento personalizado.

22. Tempo para venda

Dependendo do produto ou serviço, uma venda pode demorar dias, semanas, meses.

Realizar um acompanhamento do tempo médio entre o primeiro contato e o fechamento da compra, é importante para você ter previsibilidade.

23. Registro de Informações em um Sistema de CRM

É indispensável que sua equipe comercial utilize algum sistema de CRM ou uma planilha em Excel para registrar tudo que foi conversado com o cliente em potencial.

Desta forma, nos próximos contatos será possível identificar o que está sendo negociado com o cliente, sem a necessidade de perguntar o que foi conversado anteriormente.

Existem muitas empresas com serviços de CRM, e uma opção interessante com um Plano Gratuito inclusive, é o CRM da empresa RD Station.

24. Retornos Comerciais

O tempo de retorno vai variar conforme cada negociação.

Logo, registre todas as informações necessárias e retorne ao cliente na data em que este sinalizou ser o momento adequado.

Por exemplo, para a venda de um apartamento ou um carro, é possível levar de três a 12 meses.

Percebendo isto, a pessoa responsável pela venda realizará um acompanhamento do Lead, dentro do período em que o mesmo apresente potencial de compra.

25. Web WhatsApp

Não existe nada mais desconfortável que você entrar em uma empresa física e uma pessoa ficar teclando no WhatsApp e não te dar atenção, certo?

Mas não se preocupe, utilizando o aplicativo WebWhatsApp você consegue acessar todas as mensagens do WhatsApp por um notebook ou desktop.

Qual o melhor horário de atendimento via WhatsApp?

26. Atendimento

Algumas empresas realizam atendimento apenas em horário comercial.

Se esta for a sua opção, deixe bem claro isto em sua comunicação.

No entanto, se você deseja realizar muitas vendas, recomendamos que tenha uma equipe permanente de plantão, para realizar o atendimento em qualquer horário que o Cliente Potencial entrar em contato.

Em nossa equipe, há pessoas que ficam de plantão até 23:59, de segunda a segunda, e é muito comum recebermos contatos de pessoas interessadas em nosso serviço de Consultoria após às 22:00.

27. Identidade Digital e Prova Social

Para melhorar a presença digital da sua empresa, é importante utilizar uma foto que destaque seu diferencial, juntamente com seu nome e status. Isso pode ajudar a chamar a atenção dos potenciais clientes.

Além disso, convidar os clientes para deixarem depoimentos no Google Meu Negócio e nas avaliações do Facebook é uma ótima maneira de aumentar sua reputação on-line. Isso pode ajudar a aumentar a confiança dos clientes em sua empresa e torná-los mais propensos a fazer negócios com você.

Lembre-se de que os leads geralmente pesquisam sua empresa on-line antes de entrarem em contato com você. Portanto, ter uma presença digital forte com muitos depoimentos positivos pode facilitar a conversão de leads em vendas.

Frequentemente realizamos pesquisas com os Alunos da Academia Digital, e percebemos que a maioria, antes de efetuar uma compra conosco, pesquisa para conhecer mais sobre nossa empresa.

28. Agilidade no atendimento

Para melhorar suas vendas através do WhatsApp, é essencial garantir um atendimento rápido e eficiente. Essa é uma das principais características do aplicativo e pode ser um fator decisivo na hora de conquistar e fidelizar clientes.

Para ter sucesso nessa plataforma, é importante que sua equipe de vendas esteja sempre pronta para responder às informações solicitadas pelos clientes, preferencialmente em até 5 minutos, ou no máximo em 60 minutos. Dados estatísticos mostram que quanto mais rápido for o atendimento, maior é a chance de fechar uma venda.

Por isso, é fundamental garantir que sua equipe esteja preparada para atender rapidamente as demandas dos clientes, com informações precisas e esclarecedoras. Um bom atendimento no WhatsApp pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes satisfeitos.

29. Fechamento da Venda

Uma vez desenvolvido um relacionamento comercial e apresentado para o seu Cliente Potencial que o produto ou serviço de sua empresa é o melhor do mercado, chega a hora da Venda pelo WhatsApp!

Há muitas pessoas que deixam de realizar uma compra por ter que se deslocar até a empresa.

Devido a rotina corrida dos tempos modernos, oferecer comodidade para o cliente realizar a compra é um grande diferencial.

Logo, implemente um Link de pagamento on-line, desta forma as pessoas que decidiram realizar a compra receberão o link e efetuarão o pagamento pelo WhatsApp.

Existem muitas ferramentas no mercado, mas uma com taxas atrativas que utilizamos no momento, é o link de pagamento da Empresa Asaas.

Ferramentas de Automação para WhatsApp

30. Zenvia

Tivemos a oportunidade de utilizar esta ferramenta em um cliente e os resultados foram bastante positivos. Identificamos que uma das maiores vantagens da ferramenta é a possibilidade de trabalhar com vários atendentes no mesmo número, o que é especialmente útil para equipes comerciais com vários colaboradores.

Quando a demanda de atendimento é alta, um sistema de rotação de atendimentos permite que a pessoa da equipe comercial disponível possa captar novos clientes e um administrador possa visualizar todas as conversas em andamento. Isso facilita muito a gestão das demandas e pode aumentar significativamente a eficiência do atendimento ao cliente.

Outra facilidade oferecida pela ferramenta são as automações com chatbot, que permitem que os clientes possam receber informações e respostas instantâneas a perguntas frequentes. Além disso, a conta verificada pelo WhatsApp também é uma vantagem importante, que pode aumentar a confiança dos clientes na empresa.

No geral, a ferramenta é muito útil para empresas que desejam melhorar a comunicação com seus clientes, automatizar processos e oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado.

Ferramentas digitais
Ferramentas digitais

31. Octadesk

Tivemos a oportunidade de utilizar a ferramenta Octadesk em mais de um cliente e ficamos bastante satisfeitos com os resultados obtidos.

Além de possuir recursos para multi atendimento e chatbot, a ferramenta conta com relatórios em formatos de gráficos que nos permitiram monitorar o desempenho de toda equipe comercial de forma clara e objetiva.

Os relatórios foram muito úteis para identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento, além de permitir um acompanhamento mais próximo do desempenho de cada colaborador.

32. Utalk

Ao utilizar em uma rede de Cirurgia Plástica que atendemos com Consultoria, a ferramenta se mostrou muito eficaz para atendimento de vários colaboradores da mesma empresa.

Embora a Utalk seja uma ferramenta com recursos um pouco mais simples em comparação a outras opções no mercado, o custo-benefício foi excelente para e empresa prestar atendimento em três cidades diferentes para o mesmo negócio.

Além disso, a simplicidade da ferramenta tornou mais fácil a sua utilização e implementação pelos colaboradores.

33. Zabot

Recentemente tivemos a oportunidade de testar uma ferramenta desenvolvida por um parceiro da Academia Digital que permite realizar disparos em massa de contatos pelo WhatsApp, sem riscos de bloqueios.

Esta ferramenta está em desenvolvimento há seis anos e passou por diversos aprimoramentos ao longo do tempo, resultando em uma solução segura e eficiente para empresas que desejam otimizar a produtividade da equipe comercial e aumentar as vendas por meio do WhatsApp.

Em nossos testes com alguns clientes, os resultados foram muito positivos, com um aumento significativo no número de leads e vendas realizadas. Além disso, a ferramenta permite segmentar os contatos e personalizar as mensagens, o que contribui para uma comunicação mais eficaz e direcionada.

Conte com a Academia Digital para alavancar as vendas no WhatsApp

Então, todas as Dicas apresentadas neste texto, tem parte de nossa experiência há 7 anos trabalhando com Vendas no WhatsApp!

Para aumentar seus contatos no WhatsApp, conte com uma equipe experiente de marketing digital. Deixe o marketing conosco e foque apenas nas vendas.

Entre em contato com nossa equipe comercial agora mesmo e receba um diagnóstico digital do seu negócio: Clique aqui

Esperamos que você tenha gostado dos ensinamentos que fornecemos e, se eles foram úteis para você, deixe um comentário logo abaixo.

Isto nos motiva a continuar escrevendo e trazendo um conteúdo cada vez melhor para todos! 🙂

Nos vemos no próximo artigo, grande Abraço!

Confira também nosso Post com Dicas de como Utilizar o WhatsApp para seu Negócio!

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