5 dicas de como vender mais na Black Friday 2018

Todas as expectativas para a Black Friday 2018 estão positivas, segundo estudo realizado pela Ebit|Nielsen – empresa global de mensuração de dados, considerada de maior credibilidade no assunto.

O faturamento deve chegar a R$ 2,42 bilhões no e-commerce, 88,6% dos e-consumidores têm intenção de comprar na ocasião. Crescimento de 8% quando se comparado à pesquisa de expectativa de consumo realizada em 2017.

No ano passado, 52% das pessoas entrevistadas fizeram suas compras em uma loja online e 57% delas pesquisaram os produtos de interesse online antes de concluir a aquisição.

A head de inteligência e operações da Nielsen, Keine Monteiro, explica que este comportamento reflete o trabalho e repercussão positiva das últimas edições.

“As lojas também são fortemente impactadas por esse mérito e precisam zelar por sua reputação no mercado”, frisa Keine.

O estudo apontou que no ano passado 38% não confiavam que havia descontos de fato. Nesta edição, o índice caiu para 35%.

A Black Friday, tradição nos Estados Unidos, foi implementada no Brasil em 2010 e, ao longo dos anos, se consolidou como a principal data do calendário do e-commerce brasileiro.

Porém, as ações passaram a ser empregadas nas lojas físicas e hoje, a data é o segundo maior período de vendas do varejo, ficando atrás apenas do Natal.

Os números do estudo Ebit|Nielsen comprovam a importância da data, não apenas para as marcas e empresas, como também para o consumidor que a aguarda para realizar suas compras.

Para que a sua empresa venda mais esteja preparada para esta e outras datas sazonais do fim deste ano, é preciso se planejar com antecedência.

Por isso, preparamos 5 dicas de como vender mais na Black Friday 2018:

Planejamento de marketing
Planejamento de marketing

1. Faça um planejamento de marketing digital

Ter planejamento é fundamental, não apenas em datas especiais. De forma geral, ter um planejamento permite que as ações sejam pensadas antecipadamente e estudadas de forma a reduzir custos e melhorar resultados.

A partir do momento que a empresa detenha todos os números corretos de resultados em de edições anteriores, somados ao processo de compra do seu público-alvo qualificado e estimativas do mercado, poderá tomar decisões importantes no que tange a fornecedores, logística, etc.

Questões como: produtos, descontos, período (Black Week ou Black Friday) devem ser traçados com antecipação. Deixar para pensar na Black Friday 2018 uma semanas antes pode ser um erro enorme.

Somente o preço sedutor não é suficiente para conversão de vendas.

É inteligente ter alternativas compra para o consumidor; pensar em produtos/serviços os quais a empresa possa ser competitiva no período; mostrar confiabilidade da marca para que ele se sinta seguro caso haja algum problema; ou seja, construir um relacionamento entre empresa e cliente.

Este momento deve trazer uma experiência benéfica para o usuário, com isso, possivelmente ele voltará a comprar em outros períodos.

2. Trabalhe gatilhos mentais

O atual consumidor é altamente exigente e atento as ofertas de produtos e serviços que lhe interessam.

A força da Black Friday faz com que ela seja muito aguardada pelos consumidores, que já estão há algum tempo sondando preços.

Além disso, muitos trabalhadores recebem a primeira parcela do 13º salário em novembro.

Segundo a pesquisa do Ebit|Nielsen, “entre o comportamento dos e-consumidores, 46% afirmaram que vão fazer suas aquisições na sexta-feira (23) e outros 22% indicaram que preferem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro.

No apontamento, há também os 13% que preferem garimpar promoções pré-Black Friday 2018 entre os dias 16 e 22 do mês”.

Com o planejamento estruturado e definido se a empresa fará ofertas durante a semana toda (Black Week) ou se apenas na Black Friday – é válido ressaltar que se for optar por ampliar o calendário e durante toda a semana, no dia 23 de novembro especialmente deve ter um Plus a mais.

Do contrário, o consumidor encontrará na concorrência –, é o momento de pensar em formas de atrair atenção do consumidor com a comunicação.

O gatilho mental da escassez já está intrinsecamente ligado a data.

Mas, a empresa pode, por exemplo, utilizar o da autoridade, curiosidade, urgência, prova social, etc.

Estes aspectos podem ser lançados com mais antecedência e para ampliar a visibilidade, serem aliados as ferramentas de Google AdWords ou Facebook Ads e Instagram Ads.

Descontos reais
Descontos reais

3. Ofereça descontos reais na Black Friday 2018

Quem nunca ouviu o termo ‘black fraude’ durante o mês de novembro, não é mesmo?

Pois bem, no início, muitas empresas não ofereciam descontos reais e os consumidores perceberam e revoltaram-se com isso.

Como citado pela Keine Monteiro, da Nielsen, após trabalho e resultados positivos anteriores, o índice melhorou.

Infelizmente, ano após ano ainda há algumas empresas praticando “a metade do dobro”, como popularizou-se.

Mas a reputação da marca que leva anos para ser construída, muito provavelmente será quebrada se a mesma aumentar o preço real do produto/serviço e então oferecer descontos em cima disso.

Lembre-se, o consumidor é altamente exigente e está atento a ao que ele quer, muitas vezes já está há meses de olho e vai perceber a falta de honestidade empregada em campanhas.

“Para 39% dos consumidores, confiança na marca é determinante na escolha, seguido de menor prazo de entrega, citado por 28% das pessoas”, Keine Monteiro, head de inteligência e operações da Nielsen.

4. Cuidado com a logística e pós-venda

Em períodos de grande demanda é necessário pensar no todo.

No varejo e equipe e quadro de vendedores devem estar sanar todas as dúvidas e não perder oportunidades.

Em vendas online, a essência é a mesma.

O consumidor não quer perder tempo, principalmente na internet onde a cultura do imediatismo é mais forte.

A equipe deve estar da mesma forma preparada para bem atendê-lo seja por Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Passada a data, é relevante tomar todos os cuidados com a logística diante ao grande fluxo.

Assim como o pós-venda. Sentir que fizeram um bom negócio traz grande satisfação para os adeptos da Black Friday.

Com isso, a possibilidade de a marca fidelizar este cliente é certeira.

5. Conheça seu cliente para oferecer a promoção exata na Black Friday

Quem acompanha nosso blog deve ter percebido o quando fortalecemos a importância de conhecer seu cliente. Seja ela de produtos ou serviços, e-commerce ou varejo tradicional.

Estudar e conhecer o mercado; identificar as personas e compreender seus medos, desejos e como a marca pode ser útil para elas é questão pede ser determinante para o sucesso de uma empresa.

Além disso, dedicar-se às técnicas de neurovendas são excelente diferencial competitivo.

Com esta compreensão, a marca estará apta a aplicar estratégias de marketing cognitivo.

Isso significa que o processo de conversão dar-se-á de maneira mais suave.

“As Neurovendas apresentam abordagens, processos, insights e argumentos eficazes e baseados no comportamento do cérebro”, explica o diretor de vendas e professor de neurovendas da Academia Digital, Fernando Di Chiara.

O curso Gestão de Marketing Digital Avançado, da Academia Digital conta com módulo exclusivo de Neurovendas, Facebook Ads, Instagram Ads e mais 13 módulos, somando 70 horas.

Além disso, você pode realizar o Curso Marketing Digital Avançado Online e aprender todas as estratégias para seu negócio no horário que melhor lhe convém.

Ainda dá tempo de se preparar para garantir os melhores resultados nas vendas da Black Friday 2018.

Aproveite para se especializar e vender mais ainda este ano! Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?