15 Dicas para Vender pelo WhatsApp

16 Dicas para Vender pelo Instagram

Como Vender pelo Instagram? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, vender não é apenas trocar um produto ou serviço por dinheiro: esta é apenas uma etapa do processo. A ação de vender começa lá na identificação do seu cliente e das suas necessidades, passa pelo atendimento, encantamento, conclusão da compra e termina no pós-venda. Todas as etapas são muito importantes e otimizar cada uma delas melhora seus índices de vendas. Com a relevância cada vez maior das redes sociais nos processos de compra e venda, é fundamental conhecer cada plataforma e extrair o máximo potencial dela. Por isso, a Academia Digital separou 16 Dicas para Vender pelo Instagram, uma importante rede social de imagens com mais de 1 bilhão de usuários ativos que você precisa dominar se quiser alavancar suas vendas. Vamos conferir!

 

Personas no Instagram

Conhecendo o Instagram

O Instagram é uma rede social criada em outubro de 2010 para compartilhamento de imagens. Em seu início, permitia somente a postagem de imagens na proporção 16:9, mas ao longo do tempo foram adicionadas funcionalidades variadas na rede social. Atualmente, é possível postar fotos e vídeos em qualquer proporção, com a aplicação de vários filtros, incluindo compartilhamento interativo com outras redes sociais, como o facebook. Outra evolução é a possibilidade de criar perfis comerciais e a criação do Instagram Ads, que são os anúncios patrocinados da rede.

A grande sacada do Instagram foi a implementação da ferramenta stories, em 2016, que revolucionou a plataforma. Inspirada no Snapchat, a função permite postagens com tempo limitado – em 24 horas o conteúdo desaparece. É uma excelente opção para compartilhar atividades diárias, contar uma história em uma sequência de imagens, recomendações e curiosidades. Também permite a interação dos usuários através de enquetes, perguntas e avaliações. O Instagram Direct Messages é a ferramenta de mensagens diretas, que permite o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos de maneira privada diretamente ao usuário.

Por todas essas funcionalidades, o Instagram é uma excelente opção dentro do Marketing Digital. Para se ter ideia do sucesso da plataforma, após 2 meses do seu lançamento, o número de usuários já chegava a 1 milhão de usuários. Em 2012, a rede social foi vendida ao Facebook por aproximadamente 1 bilhão de dólares e hoje o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos, sendo a segunda rede social mais acessada. Vamos às dicas para alavancar as vendas no Instagram:

 

Dica 1 para vender pelo Instagram – Crie um Perfil Comercial

Pode parecer a dica mais óbvia, mas muitas pessoas ainda utilizam o perfil pessoal para negócios. Ter um perfil comercial é o primeiro passo para vender pelo Instagram, pois passa credibilidade e profissionalismo ao cliente. É possível criar um perfil novo ou transformar o seu pessoal em comercial – o importante é aproveitar as funcionalidades que este tipo de perfil proporciona: recursos de análise de dados, métricas e engajamento, além de permitir o uso de links nos stories (falaremos sobre os stories mais adiante), adicionar botões de Call to Action (como localização e contato direto), impulsionar publicações e fazer anúncios patrocinados.

Para converter sua conta pessoal para comercial é simples: basta ir nas configurações, descer e clicar em Conta e na opção “mudar para perfil comercial” e seguir as instruções. Há uma opção para conectar sua página do Facebook, o que facilita o compartilhamento de conteúdo nas duas redes sociais simultaneamente. Para adicionar uma conta comercial ao seu perfil, o processo é quase igual: já nas configurações a opção aparece.

 

15-dicas-para-vender-pelo-instagram-1

 

Dica 2 para vender pelo Instagram – Capriche no Visual do Perfil

Em sua essência, o Instagram foi criado para compartilhamento de imagens, ou seja, a comunicação visual é a base da rede social. Por isso, vale a pena dedicar um tempo maior para a identidade visual do seu negócio: escolha uma foto de perfil impactante e que tenha a ver com a sua empresa, afinal este vai ser o primeiro contato visual do cliente. É importante seguir a identidade nas publicações, para que não pareçam posts aleatórios. A identidade da marca também é importante na linguagem a ser utilizada: avalie se o seu negócio exige uma comunicação mais formal ou informal e siga na mesma direção

Dica 3 para vender pelo Instagram – Não esqueça das informações da Bio

Como dissemos acima, o perfil no Instagram é o primeiro contato do cliente, então é fundamental que as informações principais estejam descritas na bio. Dados como endereço do site, telefones de contato e número de whatsapp devem constar na bio para que seus clientes rapidamente consigam contatar a empresa. Fazer uma breve descrição do negócio também é uma dica importante: além de fazer parte da identidade, também quebra o clima impessoal dos dados de contato. Como a bio é o único lugar do perfil que permite a inserção de links, outra dica importante é fazer nas postagens um call-to-action direcionando os usuários ao link disponível na bio – você pode adicionar ao final do texto um simples “Link na bio”.


Aprenda a Vender pelo Instagram

Dica 4 para vender pelo Instagram – Conheça seu Público

Assim como em outras estratégias de marketing digital, para vender pelo Instagram é necessário conhecer o seu público e as necessidades dele. Mais do que somente views e likes, é fundamental impactar seus potenciais clientes e para isso é necessário saber quem são eles, quais suas preferências, hábitos e necessidades.  Para isso, vale lançar mão de pesquisas e análise de métricas e dados. Recentemente, foi possível testemunhar o caso de uma usuária com mais de 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas: isso nos mostra que quantidade de seguidores não é sinônimo de vendas, o que importa é identificar e ter como seguidores potenciais clientes.

 

Influenciadora realiza muitas Vendas pelo Instagram

 

Veja a reportagem completa aqui.

 

Dica 5 para vender pelo Instagram – Conteúdo é tudo

Apesar do Instagram ser uma rede social voltada às imagens, o conteúdo é fundamental para o engajamento e para a fidelização de clientes. No Instagram, não há espaço para conteúdo extenso, mas é possível produzir conteúdo de qualidade e impactar clientes utilizando-se de textos mais compactos. Aqui também vale seguir a dica acima e conhecer seu público para produzir conteúdo interessante e atrativo aos seguidores. Não esqueça de revisar seus textos para evitar erros ortográficos e gramaticais, que passam uma impressão ruim ao público.

 

Dica 6 para vender pelo Instagram – Atenção na escolha das imagens

E conteúdo não é somente a parte textual da sua postagem: a qualidade da imagem é fundamental em se tratando de Instagram. Tanto em qualidade técnica quanto artística, escolha imagens esteticamente agradáveis e que transmitam sua mensagem.  Cada tipo de postagem exige um tamanho específico de imagem para que a exibição fique perfeita, confira abaixo:

 

Tamanho das Imagens do Instagram - Dimensões Instagram

 

Além disso, alguns fatores tornam as fotos mais populares no Instagram: fotos com pessoas tendem a chamar mais a atenção, assim como fotos com um único esquema de cores dominante e também fotos com padrões tendem a ser mais agradáveis esteticamente. A dica aqui é surpreender e despertar a atenção e a curiosidade do seu potencial cliente, use a criatividade. Para ajudar na edição das imagens escolhidas, existem algumas ferramentas como o Canva, VSCO e Afterlight – escolha a que você se adapta melhor.

 

Dica 7 para vender pelo Instagram – A importância do Planejamento

Ok, você seguiu as dicas acima, conhece seu público e investiu no visual do seu perfil. Agora é hora de planejamento: para que as postagens não fiquem aleatórias no perfil da sua empresa, é importante definir uma estratégia para a postagem de conteúdo, com frequência determinada.  Sabendo quando e qual tipo de conteúdo novo será publicado, as visualizações dos clientes aumentam, criando maior engajamento e interação. Identifique quais dias e horários seu cliente acessa o Instagram e foque as postagens nestes horários. A atenção também é importante quanto à variedade de conteúdo – por mais que o foco do seu negócio seja vender, postagens apenas sobre promoções e produtos pode ser desinteressante. Por isso, aposte em postagens variadas, alternando entre promoções, novidades, curiosidades, dicas e informações sobre os produtos

Estratégias para Vender pelo Instagram

 

Dica 8 para vender pelo Instagram – Monitore seus principais Concorrentes

Além de cuidar do seu perfil comercial, é importante monitorar o perfil e as atividades dos seus principais concorrentes. Isso serve para compreender o mercado no qual está inserido e acompanhar as tendências da sua área, conhecer as novidades e não ficar defasado. Para auxiliar nesta tarefa, o Iconosquare é uma ótima ferramenta – falaremos sobre ela mais adiante.

 

Dica 9 para vender pelo Instagram – Fique atento às Métricas

As métricas do Instagram fornecem dados poderosos que indicam a efetividade da sua estratégia de engajamento e vendas. No entanto, antes da análise destes dados, é preciso definir o seu objetivo para então saber quais as métricas mais importantes para o seu negócio. É por esses números – também chamados de KPI’s (do inglês Key Performance Indicator – indicador-chave de desempenho) –  que sabemos se estamos no caminho certo ou se devemos alterar algum fator da estratégia de vendas. Por esse motivo, compreender e dominar as métricas do Instagram é fundamental, e existem algumas ferramentas que podem auxiliar neste processo. O Instagram Insights é a ferramenta gratuita da rede social na qual é possível acompanhar em tempo real os dados relacionados a se guidores, publicações e stories.

 

As métricas do Instagram podem ser divididas em 3 grandes grupos:

  • Métricas de atividade:

    Relacionadas à interação dos usuários com todos os elementos do seu perfil. São as principais métricas quando o objetivo é gerar leads e cliques no seu site. Dentre as métricas de atividade, temos:

– Seguidores: o total de pessoas que seguem a sua página no momento;

– Interações: o total de atividades executadas no seu perfil;

– Visitas ao perfil: o total de pessoas que visualizaram o seu perfil;

– Cliques no site: o total de pessoas que clicaram no seu site a partir do link da bio;

– Email/ligar: o número de pessoas que entrou em contato a partir destes botões (caso você os tenha ativados);

– Alcance: número de contas únicas que visualizaram as suas publicações;

– Impressões: número de vezes que suas publicações foram visualizadas, contando as repetições do mesmo perfil (ou seja, um mesmo usuário pode ter visto sua publicação 5 vezes – são 5 impressões);

 

  • Métricas de Conteúdo:

    são relacionadas ao que é postado para o seu público. É uma das métricas mais importantes, pois é por meio delas que você consegue avaliar se está entregando um conteúdo interessante para o seu potencial cliente. Neste grupo, você pode filtrar os dados por tipo de conteúdo (fotos, vídeos, publicações em carrossel), data e tipo de métricas, que podem ser o alcance (número de pessoas que visualizou a publicação), as impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado) e o número de compartilhamentos. Estas métricas também ajudam a descobrir o melhor horário para publicar o conteúdo: se você tem um número de seguidores e apenas 10% visualizou seu post, você pode repensar o melhor momento para disponibilizar o conteúdo.

 

  • Métricas sobre público:

    relacionadas aos seus seguidores, auxiliam a descobrir quem é o seu público. Para isso, os dados informam as principais localizações dos seguidores, faixa etária, gênero e o horário que a maior parte dos seus seguidores está ativo na rede social. Assim como as métricas de conteúdo, as métricas de público auxiliam a um melhor engajamento dos potenciais clientes.

 

Métricas no Instagram

 

Dica 10 para vender pelo Instagram – Atendimento de Qualidade é fundamental

Como já dissemos acima, para vender pelo Instagram é necessário muito mais do que simplesmente um grande número de seguidores. Como o que vale na rede social é o engajamento e a interação, o atendimento ao cliente é um fator importantíssimo para conquistar o seu cliente e pode definir a sua venda. Assim como em outras redes sociais, se você abre um canal de contato para o seu cliente, é fundamental que o atendimento seja rápido, afinal, em uma rede social onde são várias as opções e facilidades, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo por um atendimento. Se optar por respostas automáticas, facilite o máximo possível para o cliente saber o que precisa, sanar sua dúvida ou concluir sua compra.

 

Dica 11 para vender pelo Instagram – Não esqueça dos Stories e Vídeos

Os stories e vídeos fazem parte da estratégia de conteúdo a ser publicado, mas este tipo de postagem é um pouco mais específico. A ferramenta stories é ótima para postagens de enquetes, eventos, situações do cotidiano da empresa, promoções, códigos de desconto, indicações, avaliações positivas do seu produto ou serviço, anúncios com links e também storytellings, que são postagens sequenciais com o objetivo de contar uma história ou passo a passo de alguma coisa. O importante ao usar o stories é evitar postagens excessivas (o chamado overposting), pois o usuário pode perder o interesse antes de chegar na última postagem do stories. No caso dos vídeos, o Intagram permite postagens de até 60 segundos na linha do tempo, então abuse da criatividade para criar vídeos interessantes que prendam a atenção do usuário logo no início.

 

Melhores Dicas para Vender pelo Instagram

 

Dica 12 para vender pelo Instagram – Invista no Instagram Ads

O Instagram Ads são os anúncios patrocinados da rede social, que podem ser feitos em por meio de fotos, carrossel de imagens e vídeos e também nos stories, nos quais podem ser adicionados links e botões de call-to-action. Como o Instagram é a segunda rede social em número de usuários, os anúncios patrocinados geram maior visibilidade ao negócio e podem ter diferentes objetivos como engajamento/interação, geração de leads, visitas ao site e a venda propriamente dita. Aqui também vale a regra de conhecer seu potencial consumidor para ter maiores taxas de conversão – somente um grande número de visualizações do seu anúncio sem conversão não melhora as vendas do seu negócio, certo? Para acertar em cheio, o Instagram permite a segmentação dos usuários impactados pelo seu anúncio, assim como no facebook – faixa etária, gênero, localização, interesses gerais e de consumo, dispositivos de acesso e público personalizado (como por exemplo só veicular o anúncio para quem acessou seu site) são algumas das segmentações disponíveis. Desta forma, seu anúncio é veiculado para os potenciais clientes do seu negócio.

 

Dica 13 para vender pelo Instagram – Utilize as Hashtags Corretas

As hashtags são palavras chave associadas a alguma informação. Você já deve ter observado em alguma postagens várias delas, sempre precedidas por este símbolo: #. As hashtags tem a função de identificar o conteúdo da postagem e indexá-la na rede social. Isso facilita encontrar postagens sobre o mesmo assunto, pois a hashtag funciona como um filtro – a vantagem disso é que um usuário pode chegar até sua postagem e seu perfil por meio delas, pois estava visualizando um conteúdo relacionado ao seu.

Hashtags no Instagram

 

A utilização das hashtags exige um certo cuidado: usar a hashtag errada é tão ruim quanto não usar nenhuma. Existem várias ferramentas que podem te ajudar a escolher a melhor hashtag para suas postagens – algumas delas ainda exibem posts com a hashtag usada, quais as hashtags mais usadas no momento e hashtags relacionadas à sua. Alguns exemplos são a #hashtags for likes, tophashtags.com, tagboard, tagsfinder, seekmetrics, e agorapulse.

 

Dica 14 para vender pelo Instagram – Faça parcerias com Influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas que conseguem influenciar o comportamento dos seus seguidores por meio do seu conteúdo. Aqui também vale a regra de que número de seguidores não necessariamente faz alguém ser realmente um influenciador digital, mas sim a maneira como o influenciador interage com seus seguidores. A parceria com influenciadores digitais é uma ótima dica para alavancar seu negócio e fazer as pessoas conhecerem o seu produto ou serviço, mas pesquise bem e escolha um influenciador que tenha a ver com a sua empresa.

 

Dica 15 para vender pelo Instagram – Conte com as ferramentas de Automação e Gerenciamento

Existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar no seu perfil no Instagram. Editores de foto e vídeo, as ferramentas de busca de hashtags que mencionamos, agendamentos de postagens, gerenciamento de contas e ferramentas de análise e monitoramento são as principais utilizadas. Existem, ainda, ferramentas de automação para atrair seguidores e enviar mensagens de maneira massiva, mas estas não indicamos pois segundo as últimas diretrizes do Instagram, você pode ter sua conta suspensa ao utilizá-los. Isso porque o Instagram quer banir este comportamento que entende como inapropriado e que pode ser desagradável ao usuário, incentivando um relacionamento mais pessoal entre os seguidores e empresas.

 

Como vender pelo Instagram

 

Os dois principais exemplos de ferramentas de gerenciamento de contas e análise e monitoramento são a mlabs e Iconosquare. Ambas as ferramentas são multifuncionais e pagas, mas valem a pena. A mlabs é no idioma português e possui as funcionalidades de agendamento de posts, respostas de inbox, direct e whatsapp centralizadas em um único lugar, relatórios automatizados, workflow, usuários ilimitados, calendário e feed (para acompanhar os comentários nas redes sociais). Já o Iconosquare é em inglês e é mais voltado a análise de métricas, mas também conta com as funções de análise de concorrentes e hashtags.

Dica 16 para vender pelo Instagram – Utilize Estratégias Integradas

Pode parecer contraditório, mas para vender pelo Instagram, é necessário estar presente em outras redes sociais também, além de ter um site interessante e otimizado. Investir em outras estratégias de marketing digital, como anúncios em googleAds e otimização de SEO (search engine optimization), por exemplo, também é uma ótima estratégia.  Isso porque as estratégias de marketing digital dificilmente funcionam de maneira isolada: muitas vezes uma rede social leva à outra, que por consequência leva o potencial cliente a um atendimento por whatsapp – então é necessário investir em estratégias integradas, com um foco global de marketing digital. Para isso, pode ser interessante investir em consultorias de marketing digital, que irão analisar e definir as melhores estratégias para o seu negócio.

 

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A Academia Digital é uma empresa de Marketing Digital que atua desde 2015 na cidade de Curitiba – Paraná, tanto em consultoria quanto em formação de alunos na área de marketing digital. Desde sua inauguração, já formou mais de 800 alunos e prestou consultoria a diversas empresas como Centro Europeu, Vitaclin, Depil House – empresas de referência nas suas respectivas áreas. Para saber mais e melhorar os resultados da sua empresa, solicite informações do nosso Curso de Marketing Digital ou de nossa Consultoria de Marketing Digital!

 

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