16 Dicas para Vender pelo Instagram

Como Vender pelo Instagram?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, vender não é apenas trocar um produto ou serviço por dinheiro. Esta é apenas uma etapa do processo.

A ação de vender começa lá na identificação do seu cliente e das suas necessidades. Passa pelo atendimento, encantamento, conclusão da compra e termina no pós-venda.

Todas as etapas são muito importantes e otimizar cada uma delas melhora seus índices de vendas.

Com a relevância cada vez maior das redes sociais nos processos de compra e venda, é fundamental conhecer cada plataforma e extrair o máximo potencial dela.

Por isso, a Academia Digital separou 16 Dicas para você Vender pelo Instagram.

Uma importante rede social de imagens com mais de 1 bilhão de usuários ativos que precisa de domínio se quiser alavancar as vendas.

Vamos conferir!

Conhecendo o Instagram

O Instagram é uma rede social criada em outubro de 2010 para compartilhamento de imagens.

Em seu início, permitia somente a postagem de imagens na proporção 16:9, mas ao longo do tempo foram adicionadas funcionalidades variadas na rede social.

Atualmente, é possível postar fotos e vídeos em qualquer proporção, com a aplicação de vários filtros, incluindo compartilhamento interativo com outras redes sociais, como o Facebook.

Outra evolução é a possibilidade de criar perfis comerciais e a criação do Instagram Ads, que são os anúncios patrocinados da rede.

A grande sacada do Instagram foi a implementação da ferramenta stories, em 2016, que revolucionou a plataforma.

Inspirada no Snapchat, a função permite postagens com tempo limitado – em 24 horas o conteúdo desaparece.

É uma excelente opção para compartilhar atividades diárias, contar uma história em uma sequência de imagens, recomendações e curiosidades. Também permite a interação dos usuários através de enquetes, perguntas e avaliações.

O Instagram Direct Messages é a ferramenta de mensagens diretas, que permite o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos de maneira privada diretamente ao usuário.

Por todas essas funcionalidades, o Instagram é uma excelente opção dentro do Marketing Digital.

Para se ter ideia do sucesso da plataforma, após 2 meses do seu lançamento, o número de usuários já chegava a 1 milhão de usuários.

Em 2012, a rede social foi vendida ao Facebook por aproximadamente 1 bilhão de dólares e hoje o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos, sendo a segunda rede social mais acessada.

Vamos às dicas para alavancar as vendas no Instagram:

Crie um perfil no Instagram
Crie um perfil no Instagram

Dica 1 para vender pelo Instagram – Crie um Perfil Comercial

Pode parecer a dica mais óbvia, mas muitas pessoas ainda utilizam o perfil pessoal para negócios.

Ter um perfil comercial é o primeiro passo para vender pelo Instagram, pois passa credibilidade e profissionalismo ao cliente.

É possível criar um perfil novo ou transformar o seu pessoal em comercial – o importante é aproveitar as funcionalidades que este tipo de perfil proporciona, como:

  • Recursos de análise de dados;
  • Métricas e engajamento;
  • Uso de links nos stories;
  • Adicionar botões de Call to Action (como localização e contato direto);
  • Impulsionar publicações;
  • Fazer anúncios patrocinados.

Para converter sua conta pessoal para comercial é simples: basta ir nas configurações, descer e clicar em Conta e na opção “mudar para perfil comercial” e seguir as instruções.

Há uma opção para conectar sua página do Facebook, o que facilita o compartilhamento de conteúdo nas duas redes sociais simultaneamente.

Para adicionar uma conta comercial ao seu perfil, o processo é quase igual: já nas configurações a opção aparece.

Dica 2 para vender pelo Instagram – Capriche no Visual do Perfil

Em sua essência, o Instagram foi criado para compartilhamento de imagens, ou seja, a comunicação visual é a base da rede social.

Por isso, vale a pena dedicar um tempo maior para a identidade visual do seu negócio: escolha uma foto de perfil impactante e que tenha a ver com a sua empresa, afinal este vai ser o primeiro contato visual do cliente.

É importante seguir a identidade nas publicações, para que não pareçam posts aleatórios.

A identidade da marca também é importante na linguagem a ser utilizada: avalie se o seu negócio exige uma comunicação mais formal ou informal e siga na mesma direção

Dica 3 para vender pelo Instagram – Não esqueça das informações da Bio

Como dissemos acima, o perfil no Instagram é o primeiro contato do cliente, então é fundamental que as informações principais estejam descritas na bio.

Dados como endereço do site, telefones de contato e número de WhatsApp devem constar na bio para que seus clientes rapidamente consigam contatar a empresa.

Fazer uma breve descrição do negócio também é uma dica importante: além de fazer parte da identidade, também quebra o clima impessoal dos dados de contato.

Como a bio é o único lugar do perfil que permite a inserção de links, outra dica importante é fazer nas postagens um call-to-action direcionando os usuários ao link disponível na bio – você pode adicionar ao final do texto um simples “Link na bio”.

Dica 4 para vender pelo Instagram – Conheça seu Público

Assim como em outras estratégias de marketing digital, para vender pelo Instagram é necessário conhecer o seu público e as necessidades dele.

Mais do que somente views e likes, é fundamental impactar seus potenciais clientes e para isso é necessário saber quem são eles, quais suas preferências, hábitos e necessidades.

Para isso, vale lançar mão de pesquisas e análise de métricas e dados.

Recentemente, foi possível testemunhar o caso de uma usuária com mais de 2 milhões de seguidores que não conseguiu vender 36 camisetas: isso nos mostra que quantidade de seguidores não é sinônimo de vendas, o que importa é identificar e ter como seguidores potenciais clientes.

Veja a reportagem completa aqui.

Crie um bom conteúdo
Crie um bom conteúdo

Dica 5 para vender pelo Instagram – Conteúdo é tudo

Apesar do Instagram ser uma rede social voltada às imagens, o conteúdo é fundamental para o engajamento e para a fidelização de clientes.

No Instagram, não há espaço para conteúdo extenso, mas é possível produzir conteúdo de qualidade e impactar clientes utilizando-se de textos mais compactos.

Aqui também vale seguir a dica acima e conhecer seu público para produzir conteúdo interessante e atrativo aos seguidores.

Não esqueça de revisar seus textos para evitar erros ortográficos e gramaticais, que passam uma impressão ruim ao público.

Dica 6 para vender pelo Instagram – Atenção na escolha das imagens

E conteúdo não é somente a parte textual da sua postagem: a qualidade da imagem é fundamental em se tratando de Instagram.

Tanto em qualidade técnica quanto artística, escolha imagens esteticamente agradáveis e que transmitam sua mensagem.

Cada tipo de postagem exige um tamanho específico de imagem para que a exibição fique perfeita, confira abaixo:

Além disso, alguns fatores tornam as fotos mais populares no Instagram: fotos com pessoas tendem a chamar mais a atenção, assim como fotos com um único esquema de cores dominante e também fotos com padrões tendem a ser mais agradáveis esteticamente.

A dica aqui é surpreender e despertar a atenção e a curiosidade do seu potencial cliente, use a criatividade.

Para ajudar na edição das imagens escolhidas, existem algumas ferramentas como o Canva, VSCO e Afterlight – escolha a que você se adapta melhor.

Dica 7 para vender pelo Instagram – A importância do Planejamento

Ok, você seguiu as dicas acima, conhece seu público e investiu no visual do seu perfil.

Agora é hora de planejamento: para que as postagens não fiquem aleatórias no perfil da sua empresa, é importante definir uma estratégia para a postagem de conteúdo, com frequência determinada.

Sabendo quando e qual tipo de conteúdo novo será publicado, as visualizações dos clientes aumentam, criando maior engajamento e interação. Identifique quais dias e horários seu cliente acessa o Instagram e foque as postagens nestes horários.

A atenção também é importante quanto à variedade de conteúdo – por mais que o foco do seu negócio seja vender, postagens apenas sobre promoções e produtos pode ser desinteressante.

Por isso, aposte em postagens variadas, alternando entre promoções, novidades, curiosidades, dicas e informações sobre os produtos

Dica 8 para vender pelo Instagram – Monitore seus principais Concorrentes

Além de cuidar do seu perfil comercial, é importante monitorar o perfil e as atividades dos seus principais concorrentes.

Isso serve para compreender o mercado no qual está inserido e acompanhar as tendências da sua área, conhecer as novidades e não ficar defasado. Para auxiliar nesta tarefa, o Iconosquare é uma ótima ferramenta – falaremos sobre ela mais adiante.

Monitore seus concorrentes
Monitore seus concorrentes

Dica 9 para vender pelo Instagram – Fique atento às Métricas

As métricas do Instagram fornecem dados poderosos que indicam a efetividade da sua estratégia de engajamento e vendas.

No entanto, antes da análise destes dados, é preciso definir o seu objetivo para então saber quais as métricas mais importantes para o seu negócio.

É por esses números – também chamados de KPI’s (do inglês Key Performance Indicator – indicador-chave de desempenho) –  que sabemos se estamos no caminho certo ou se devemos alterar algum fator da estratégia de vendas.

Por esse motivo, compreender e dominar as métricas do Instagram é fundamental, e existem algumas ferramentas que podem auxiliar neste processo.

O Instagram Insights é a ferramenta gratuita da rede social na qual é possível acompanhar em tempo real os dados relacionados a seguidores, publicações e stories.

As métricas do Instagram podem ser divididas em 3 grandes grupos:

  • Métricas de atividade:

Relacionadas à interação dos usuários com todos os elementos do seu perfil. São as principais métricas quando o objetivo é gerar leads e cliques no seu site. Dentre as métricas de atividade, temos:

  • Seguidores: o total de pessoas que seguem a sua página no momento;
  • Interações: o total de atividades executadas no seu perfil;
  • Visitas ao perfil: o total de pessoas que visualizaram o seu perfil;
  • Cliques no site: o total de pessoas que clicaram no seu site a partir do link da bio;
  • E-mail/ligar: o número de pessoas que entrou em contato a partir destes botões (caso você os tenha ativados);
  • Alcance: número de contas únicas que visualizaram as suas publicações;
  • Impressões: número de vezes que suas publicações foram visualizadas, contando as repetições do mesmo perfil (ou seja, um mesmo usuário pode ter visto sua publicação 5 vezes – são 5 impressões).
  • Métricas de Conteúdo:

São relacionadas ao que é postado para o seu público. É uma das métricas mais importantes, pois é por meio delas que você consegue avaliar se está entregando um conteúdo interessante para o seu potencial cliente.

Neste grupo, você pode filtrar os dados por tipo de conteúdo (fotos, vídeos, publicações em carrossel), data e tipo de métricas, que podem ser o alcance (número de pessoas que visualizou a publicação), as impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado) e o número de compartilhamentos.

Estas métricas também ajudam a descobrir o melhor horário para publicar o conteúdo: se você tem um número de seguidores e apenas 10% visualizou seu post, você pode repensar o melhor momento para disponibilizar o conteúdo.

  • Métricas sobre público:

Relacionadas aos seus seguidores, auxiliam a descobrir quem é o seu público.

Para isso, os dados informam as principais localizações dos seguidores, faixa etária, gênero e o horário que a maior parte dos seus seguidores está ativo na rede social.

Assim como as métricas de conteúdo, as métricas de público auxiliam a um melhor engajamento dos potenciais clientes

Dica 10 para vender pelo Instagram – Atendimento de Qualidade é fundamental

Como já dissemos acima, para vender pelo Instagram é necessário muito mais do que simplesmente um grande número de seguidores.

Como o que vale na rede social é o engajamento e a interação, o atendimento ao cliente é um fator importantíssimo para conquistar o seu cliente e pode definir a sua venda.

Assim como em outras redes sociais, se você abre um canal de contato para o seu cliente, é fundamental que o atendimento seja rápido, afinal, em uma rede social onde são várias as opções e facilidades, ninguém gosta de ficar esperando muito tempo por um atendimento.

Se optar por respostas automáticas, facilite o máximo possível para o cliente saber o que precisa, sanar sua dúvida ou concluir sua compra.

Crie stories
Crie stories

Dica 11 para vender pelo Instagram – Não esqueça dos Stories e Vídeos

Os stories e vídeos fazem parte da estratégia de conteúdo a ser publicado, mas este tipo de postagem é um pouco mais específico.

A ferramenta stories é ótima para postagens de enquetes, eventos, situações do cotidiano da empresa, promoções, códigos de desconto, indicações, avaliações positivas do seu produto ou serviço, anúncios com links e também storytellings, que são postagens sequenciais com o objetivo de contar uma história ou passo a passo de alguma coisa.

O importante ao usar o stories é evitar postagens excessivas (o chamado overposting), pois o usuário pode perder o interesse antes de chegar na última postagem do stories.

No caso dos vídeos, o Intagram permite postagens de até 60 segundos na linha do tempo, então abuse da criatividade para criar vídeos interessantes que prendam a atenção do usuário logo no início.

Para realizar Vídeos no Instagram, o ideal é realizar uma captação de imagens com qualidade e a edição dos vídeos utilizando softwares profissionais como Adobe Premiere e After Effects.

No entanto, caso você não tenha habilidade com estas ferramentas, indicamos para vocês alguns aplicativos que você pode editar vídeos em seu próprio celular!

Os aplicativos que indicamos são: Quik, Legend e Animated Text!

Dica 12 para vender pelo Instagram – Invista no Instagram Ads

O Instagram Ads são os anúncios patrocinados da rede social, que podem ser feitos em por meio de fotos, carrossel de imagens e vídeos e também nos stories, nos quais podem ser adicionados links e botões de call-to-action.

Como o Instagram é a segunda rede social em número de usuários, os anúncios patrocinados geram maior visibilidade ao negócio e podem ter diferentes objetivos como engajamento/interação, geração de leads, visitas ao site e a venda propriamente dita.

Aqui também vale a regra de conhecer seu potencial consumidor para ter maiores taxas de conversão – somente um grande número de visualizações do seu anúncio sem conversão não melhora as vendas do seu negócio, certo?

Para acertar em cheio, o Instagram permite a segmentação dos usuários impactados pelo seu anúncio, assim como no Facebook – faixa etária, gênero, localização, interesses gerais e de consumo, dispositivos de acesso e público personalizado (como por exemplo só veicular o anúncio para quem acessou seu site) são algumas das segmentações disponíveis.

Desta forma, seu anúncio é veiculado para os potenciais clientes do seu negócio. 

Dica 13 para vender pelo Instagram – Utilize as Hashtags Corretas

As hashtags são palavras chave associadas a alguma informação.

Você já deve ter observado em alguma postagens várias delas, sempre precedidas por este símbolo: #.

As hashtags tem a função de identificar o conteúdo da postagem e indexá-la na rede social.

Isso facilita encontrar postagens sobre o mesmo assunto, pois a hashtag funciona como um filtro – a vantagem disso é que um usuário pode chegar até sua postagem e seu perfil por meio delas, pois estava visualizando um conteúdo relacionado ao seu.

A utilização das hashtags exige um certo cuidado: usar a hashtag errada é tão ruim quanto não usar nenhuma.

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a escolher a melhor hashtag para suas postagens – algumas delas ainda exibem posts com a hashtag usada, quais as hashtags mais usadas no momento e hashtags relacionadas à sua.

Alguns exemplos são a #hashtags for likes, tophashtags.com, tagboard, tagsfinder, seekmetrics, e agorapulse.

Dica 14 para vender pelo Instagram – Faça parcerias com Influenciadores

Influenciadores digitais são pessoas que conseguem influenciar o comportamento dos seus seguidores por meio do seu conteúdo.

Aqui também vale a regra de que número de seguidores não necessariamente faz alguém ser realmente um influenciador digital, mas sim a maneira como o influenciador interage com seus seguidores.

A parceria com influenciadores digitais é uma ótima dica para alavancar seu negócio e fazer as pessoas conhecerem o seu produto ou serviço, mas pesquise bem e escolha um influenciador que tenha a ver com a sua empresa.

Invista em ferramentas de automação
Invista em ferramentas de automação

Dica 15 para vender pelo Instagram – Conte com as ferramentas de Automação e Gerenciamento

Existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar no seu perfil no Instagram.

Editores de foto e vídeo, as ferramentas de busca de hashtags que mencionamos, agendamentos de postagens, gerenciamento de contas e ferramentas de análise e monitoramento são as principais utilizadas.

Existem, ainda, ferramentas de automação para atrair seguidores e enviar mensagens de maneira massiva, mas estas não indicamos pois segundo as últimas diretrizes do Instagram, você pode ter sua conta suspensa ao utilizá-los.

Isso porque o Instagram quer banir este comportamento que entende como inapropriado e que pode ser desagradável ao usuário, incentivando um relacionamento mais pessoal entre os seguidores e empresas.

Os dois principais exemplos de ferramentas de gerenciamento de contas e análise e monitoramento são a mlabs e Iconosquare.

Ambas as ferramentas são multifuncionais e pagas, mas valem a pena.

A Mlabs é no idioma português e possui as funcionalidades de agendamento de posts, respostas de inbox, direct e WhatsApp centralizadas em um único lugar, relatórios automatizados, workflow, usuários ilimitados, calendário e feed (para acompanhar os comentários nas redes sociais).

Já o Iconosquare é em inglês e é mais voltado a análise de métricas, mas também conta com as funções de análise de concorrentes e hashtags.

Dica 16 para vender pelo Instagram – Utilize Estratégias Integradas

Pode parecer contraditório, mas para vender pelo Instagram, é necessário estar presente em outras redes sociais também, além de ter um site interessante e otimizado.

Investir em outras estratégias de marketing digital, como anúncios em Google Ads e otimização de SEO (search engine optimization), por exemplo, também é uma ótima estratégia.

Isso porque as estratégias de marketing digital dificilmente funcionam de maneira isolada: muitas vezes uma rede social leva à outra, que por consequência leva o potencial cliente a um atendimento por whatsapp – então é necessário investir em estratégias integradas, com um foco global de marketing digital.

Esperamos que este artigo possa ajudar a melhorar seus resultado!

Para melhorar suas vendas, confira também nosso artigo com 33 Dicas para Vender pelo WhatsApp!

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