Em um mercado promissor, cases de sucesso no marketing digital podem ser vistos com frequência.
Desde que suas estratégias sejam implementadas de forma integrada.
Pesquisas comprovam sua força. Em 2017, o mercado de digital commerce movimentou R$ 112,2 bilhões. Alta expressiva de 20% ante 2016.
A crescente também é vista no número de consumidores: 27,4 milhões de pessoas compraram no e-commerce. Deste total, 4,5 milhões a fizeram pela primeira vez. Alta de 7,6% em relação ao primeiro semestre de 2017.
Os dados são do 38º Webshoppers, realizado pela Ebit/Nielsen, considerado o estudo de maior credibilidade sobre o comércio virtual brasileiro, além de principal referência para os profissionais do segmento.
Os smartphones são grandes propulsores nesse cenário, além do crescimento do acesso à internet.
Ainda de acordo com o relatório, nos seis primeiros meses de 2018, houve aumento de 41% no volume de pedidos por meio de dispositivos móveis.
“Consumidores brasileiros definitivamente adotaram os smartphones para realização de compras no comércio eletrônico”, analisa a head de inteligência Ebit/Nielsen, Keine Monteiro.
Embora o primeiro semestre do ano tenha sido instável com relação a conjuntura econômica brasileira, o comércio eletrônico se destaca novamente.
Seus resultados seguiram a previsão da Ebit, registrando 12,1% de crescimento nominal no período, atingindo um faturamento de R$ 23,6 bilhões.
Como obter cases de sucesso e se destacar no mercado?
E o mercado B2B também é promissor nesse sentido. O estudo ‘Status do Marketing B2B no Brasil’, realizado este pela Intelligenzia, mostrou que o marketing digital se tornou um dos principais recursos na geração de mais oportunidades.
O curioso é que, o número de entrevistados que afirmaram que suas empresas entendem, de maneira clara, quais são os passos para a implementação do marketing digital na organização era de apenas de 52,9% (2017).
Nesta edição da pesquisa, nota-se uma evolução. O número subiu para 68,4% (2018).
Um destaque é o fato de a maioria dos participantes (67,5%) citam o desenvolvimento de uma estratégia de atração e gestão de leads qualificados como foco dos investimentos deste ano.
“O desenvolvimento de conteúdo rico e mais direcionado às demandas do prospect, que aparece em segundo lugar entre os focos dos investimentos para 2018, sendo citado por 54,5% dos participantes da pesquisa, reforça a conclusão de que o marketing continua sendo fortemente usado na geração de novos negócios”, revela a pesquisa da Intelligenzia.
O especialista em marketing digital, Helton Magalhães, explica que compreender o marketing digital de forma ampla é extremamente necessário para obter resultados eficazes na área.
Embora ainda há estigmas que atuar com marketing digital compreenda apenas mídias sociais e não precise adquirir conhecimento para tal, o fato é que cases de sucesso marketing digital englobam diversas plataformas, ferramentas, campus de atuação, estudos para melhoria contínua, além de estar sempre atento as mudanças aceleradas deste mercado.
“As estratégias se integram. Para obter resultados satisfatórios, não basta apenas entender de Google AdWords ou Facebook Ads, por exemplo. É preciso ir além. Ter conhecimento desde as personas e arquétipos até os mais avançados recursos”, resume.
“Com certeza o profissional que tenha uma formação substancial conquista melhores oportunidades comerciais”, explica o professor.
Cases de sucesso no marketing digital
O 38º Webshoppers aponta que para acompanhar o crescimento do varejo online, é importante estar preparado para as novas tendências de consumo. Esta realidade foi percebida por Helton, há alguns anos.
Com vasta experiência na área, fundou a Academia Digital, em Curitiba (PR), ao notar a grande demanda por profissionais capacitados, frente a dificuldade de os empresários encontra-los.
“Antes da Academia Digital, existiam apenas Cursos de Marketing Digital de curta duração na cidade (de três dias a uma semana). Revolucionamos o mercado da capital paranaense ao implementar o primeiro curso presencial com ampla duração de Marketing Digital focado na Formação de Gestores de Marketing Digital”, explica Helton, que ministra aulas do curso.
“Há demanda por profissionais qualificados e, portanto, a necessidade de capacitação na área.”, sinaliza o professor.
O curso Gestão de Marketing Digital em dois meses e meio de duração capacita o aluno para gerenciar um departamento de marketing digital.
São 15 estratégias focadas na prática. Desde que lançado, cases de sucesso marketing digital são frequentes entre ex-alunos ou mesmo alunos durante o curso.
Relatos como o da Eraildes da Silva são comuns dentro das salas de aula, bem como em depoimentos nas mídias sociais da Academia Digital.
Confira alguns dos muitos Cases de sucesso marketing digital, Alunos da Academia Digital:
1. Conectividade dos módulos
“Minha intenção foi ampliar os conhecimentos para melhorar o raciocínio estratégico nas minhas atividades. Em termos de resultado, foi possível sentir evolução nos conteúdos que gero: flui mais naturalmente e com mais qualidade. Fiz o curso exatamente pela conectividade. Somos uma Agência de Comunicação Integrada com 26 anos de mercado, temos tido êxito com o marketing digital. É uma área que começamos a trabalhar faz pouco tempo, quatro anos, mas que vem demonstrando ser de grande potencial. Os números nos apresentam crescimento constate, ano a ano.”, Jorge Cicarello – Diretor de Planejamento da agência Trade Marketing.
2. Organização e resultados
“Conheci a Academia Digital Através de um colega de profissão que havia feito o curso. Tenho uma consultoria de comunicação e atuo diretamente com clientes. Um dos braços da agência é o marketing digital. Havia necessidade de evoluir. Na Academia conheci novidades do mercado, principalmente no desenvolvimento e organização das campanhas digitais. Durante o curso foi possível implementar ações com os clientes e melhorar o marketing da empresa. Obtivemos novos contatos, clientes e oportunidades. A aplicabilidade da organização foi fundamental.
Muitos falam que o jornalismo acabou, mas é muito pelo contrário. Apenas mudou e está no digital. No entanto, é preciso compreender as estratégias. Saber como construir um texto não muda. Mudaram as ferramentas com o online. Por isso a importância de os profissionais da área de comunicação se capacitarem com o curso da Academia Digital”, Angelo Binder, jornalista.
3. Integração certeira
“Fiquei sabendo do curso por um amigo que iria se matricular. Depois de um ano conduzindo as ações de marketing digital com uma agência, entendia que já estava mais do que na hora de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Não necessariamente para retirar a agência, mas para não ficar tão dependente e poder discutir resultados e iniciativas.
Foi muito certeiro iniciar meu aprendizado. Aprender de forma integrada me ajudou passar por todos os conceitos e poder definir minhas prioridades. Hoje, conseguimos conduzir reuniões mais produtivas com a agência e compreender as ações propostas, avaliar aplicação e seus resultados”, Alexandre Maurízio Luz – Superintendente de Marketing do Paraná Banco.
4. Direcionamento e clareza nas ações
Formado em comunicação e marketing, o Anderson revela que com o curso Gestão de Marketing Digital obteve conhecimentos substanciais na área de marketing digital. “Foi enriquecedor”, esclarece. O entendimento das ações, montagem da estratégia – principalmente com relação ao SEO –, e a relação com a agência que opera essas atividades em sua empresa, são alguns dos pontos altos destacados por Anderson ao findar o curso.
“Tive resultados operacionais e de gerenciamento sobre as ações de marketing digital”, revela o recém-formado na Academia Digital. Satisfeito e com plano, o foco é manter a agência e com as novas ações, planeja reestruturar todas as atividades atuais voltadas para marketing digital, com novos orçamentos para aplicar a partir do ano que vem.
Diante a dados promissores do mercado e resultados reais da Academia Digital, você está a um passo de estrar entre os cases de sucesso marketing digital. Programe-se para iniciar 2019 com foco. Fale conosco!