O que é gestão de tráfego no mundo do marketing?

Para dar um UP na sua empresa e alavancar a suas vendas na internet, investir em Marketing Digital e gestão de tráfego é uma ótima opção!

Se você desconhece o que é gestão de tráfego no mundo do marketing, não se preocupe.

Hoje, explicaremos em detalhes sobre o termo, para você entender como um serviço eficiente pode fazer as suas vendas triplicarem.

Continue a leitura e domine sobre gestão de tráfego no mundo do marketing!

Tráfego: Saiba o que é
Tráfego: Saiba o que é

Tráfego: o que é?

O fluxo de visitantes que transitam pelas páginas dos seus canais digitais – mídias sociais, site, e-commerce ou YouTube – é denominado de tráfego.

Quanto maior for o número de internautas acessando os seus canais digitais, maior serão as chances da sua marca ser reconhecida pelas pessoas.

Mas, vale ressaltar que, se você quer obter bons resultados desses acessos, esses visitantes precisam estar envolvidos com a sua empresa.

Quer saber como conseguir isso? Continue a leitura!

Gestão de Tráfego: o que é?

A gestão de tráfego é um método de atrair mais usuários para o seu site ou mídias sociais através de anúncios.

Por meio dessa estratégia do marketing digital, o gestor de tráfego consegue organizar os diferentes públicos, focando a campanha apenas para uma audiência interessada em seu serviço ou produto, analisando as métricas para gerenciar os visitantes que seus canais estão recebendo.

Afinal de contas, não vale a pena receber um número alto de visitantes e nenhum ser qualificado para virar um possível comprador, não é mesmo?

Na gestão de tráfego são avaliados quais canais digitais são ideais para o seu negócio.

O objetivo principal dessa estratégia é converter visitante em leads (possíveis clientes) >> leads em leads qualificados >> leads qualificados em oportunidades >> e oportunidades em clientes.

Existe mais de um tipo de gestão de tráfego

No total, existem seis tipos de tráfego.

Eles representam o percurso que os usuários transitam até chegar em seu site ou outro canal digital.

Os tráfegos mais famosos no mundo do marketing digital são:

• Tráfego pago – que está diretamente ligado a gestão de tráfego.

• Tráfego orgânico – que é uma tarefa que exige criatividade e agilidade para desenvolver e obter resultados no marketing digital.

Mas, os tráfegos não se resumem a esses dois, também tem o social, o de referência, o direto e o de e-mail marketing.

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles? Desça a barra de rolagem para não perder as informações sobre o assunto!

Tráfego pago
Tráfego pago

• Tráfego pago

É possível aumentar o número de visitantes nas páginas do seu negócio através de anúncios pagos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Google. Dessa maneira você consegue mais visibilidade on-line de forma rápida e ágil, alcançando resultados a curto prazo.

A melhor parte é que essa estratégia também pode ser adaptada para obter resultados a médio e longo prazo.

Através desse método, é possível determinar o orçamento – também chamado de Budget pela equipe de marketing digital – que será utilizado nas campanhas de anúncio e direcionar o público-alvo que você deseja direcionar o material digital.

É possível fazer o tráfego pago pelo Google Ads, onde as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo algum vídeo.

Nesse local você consegue escolher as palavras-chave que mais se adequam ao seu negócio e a sua campanha, tornando mais fácil entregar o serviço ou produto da sua empresa para pessoas que estejam procurando.

Também dá para executar uma campanha de tráfego pago por meio do Facebook Ads e do LinkedIn Ads. Em ambas, é possível refinar ao máximo o público para atrair pessoas que realmente querem usufruir o que o seu negócio tem para oferecer.

GESTÃO DE TRÁFEGO é diferente de IMPULSIONAMENTO

No Facebook você consegue fazer um impulsionamento diretamente na publicação, através de um botão azul que fica embaixo do post.

Para quem não domina as estratégias de marketing digital e não tem conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, esta é uma maneira prática de entregar a publicação para mais pessoas.

Mas por não ter precisão no segmento, o método aplicado deixa de mostrar resultado a médio e longo prazo, deixando de auxiliar no objetivo final, que é aumentar as vendas e fidelizar clientes à sua marca.

• Tráfego orgânico

Com essa estratégia é possível trazer visitantes para os seus canais digitais gratuitamente. Normalmente, o tráfego orgânico vem de mecanismos de buscas, a exemplo do Google.

Mesmo sendo uma ferramenta gratuita, atrair visitantes sempre envolverá custos. Se você não domina as técnicas de tráfego orgânico, precisará investir em um bom profissional que faça esse serviço, e coloque a sua empresa para alcançar boas posições no site de buscas.

A melhor parte de investir em um bom profissional para fazer esse serviço é que você obtém resultados a médio e longo prazo.

Por exemplo, um artigo de blog, com boas estratégias, pode trazer resultados imediatos e daqui há alguns meses ou anos para o seu negócio.

Já o tráfego pago, o anúncio pode não ter tantos resultados a longo prazo, mas sim, o tempo que você estiver pagando por ele.

• Tráfego de referência, social, direto e de e-mail marketing

– O tráfego de referência acontece quando um internauta acessa uma das suas páginas a partir de um site que citou seu conteúdo. Essa é uma técnica de SEO chamada de Backlink e faz com que uma página transmita autoridade ao mencionar outra, fazendo meio que um alerta ao Google que aquele conteúdo também é relevante.

– Já o tráfego social são as visitas nos canais digitais do seu negócio vindas das redes sociais. Um exemplo bem claro dessa estratégia é o antigo “arrasta pra cima” do Instagram, que hoje foi substituído por um gif de link que permite que qualquer usuário coloque um link para uma pessoa acessar.

– Tráfego direto é o sonho que toda empresa gostaria de realizar: ter o domínio do site digitado diretamente na guia de navegação por um internauta. De qualquer modo, essa estratégia é um tipo de tráfego orgânico, pois não investe verba na ação.

– Por último e não menos importante, talvez um dos mais utilizados depois do tráfego pago, o tráfego de e-mail marketing é um queridinho das estratégias do marketing digital.

Ao enviar um e-mail com link redirecionando o usuário para seu site, como ele já tem interesse em seu conteúdo, pois normalmente só recebe e-mail de uma marca quem se cadastrou no site da empresa em algum momento, seu negócio tem mais chances de receber tráfego através dessa estratégia.

Benefícios da gestão de tráfego
Benefícios da gestão de tráfego

Benefícios da Gestão de Tráfego

Confira os principais benefícios que um bom trabalho de gestão de tráfego pode trazer para a sua empresa:

• Autoridade para a sua marca;
• Tráfego direcionado e qualificado;
• Crescimento nas vendas.

Saiba como fazer gestão de tráfego

Agora que você já entende a potência que uma gestão de tráfego bem elaborada pode trazer para o seu negócio, aprenda 4 passos para executar essa estratégia da melhor maneira possível.

1 – Descubra quem é seu público:

Quem são as pessoas que consomem a minha marca? Qual a idade, profissão, hobbies e dores do meu público? Há inúmeras ferramentas online disponíveis para elaborar esse tipo de pesquisa e descobrir a maneira como as pessoas procuram o seu serviço/produto no Google.

2 – Elabore um planejamento:

Se você quer executar campanhas de anúncios para tráfego pago nas redes sociais, por exemplo, é preciso criar um passo a passo para guiar o visitante pelo funil de vendas: fase de descoberta da sua marca > interesse e consideração > decisão final de compra.

Também é possível fazer isso com os conteúdos do blog do seu site. Atraia e mantenha os visitantes com conteúdo de topo de funil (descoberta da marca), meio de funil (consideração e conhecimento sobre a marca) e fundo de funil (decisão de compra, porque devo adquirir o produto dessa marca).

3 – Analisar dados e métricas constantemente:

Nada valerá se você investir nas palavras-chave e segmentação de público e não avaliar os dados e as métricas obtidas durante e após a campanha.

É preciso analisar as visualizações do anúncio, quantos cliques o link recebeu, quantas pessoas alcançou, entre outras análises que te ajudarão a alavancar ainda mais seus resultados.

Busque uma agência
Busque uma agência

4 – Busque uma Agência de Marketing Digital

Isso mesmo que você acabou de ler! Se você não tem segurança, nem autonomia para executar nenhuma das tarefas mencionadas nesse texto, a atitude mais correta é investir em uma empresa que tem autonomia no assunto e vai direcionar seu dinheiro investido da melhor maneira possível.

Não seja como muitos empreendedores que tentam fazer esse serviço por conta própria e acabam jogando fora o precioso tempo e dinheiro que tem, sem conseguir alcançar nem 10% do investimento feito.

Uma agência de marketing digital possui gestores de tráfego experientes, que podem te ajudar de forma significativa a alcançar seus objetivos e atingir até novos, como é o caso da Academia Digital.

Academia Digital: referência em Curitiba

A Academia Digital é uma agência com mais de 10 anos de experiência no mercado de trabalho, que conta com uma consultoria completa e uma equipe competente, na qual você pode confiar.

O trabalho desenvolvido pela Academia consiste em oferecer as melhores estratégias do marketing digital, ajudando diversas empresas a ampliarem suas vendas e a conquistarem novas metas, antes nem imaginadas.

Você está esperando o quê para trazer o seu negócio para decolar no mercado?

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e peça um orçamento!

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