Métricas: você sabe interpretá-las?

Métricas é um nome bem popular no Marketing Digital, você sabe interpretá-las?

Saber analisar o resultado das estratégias implementadas em uma organização é tão importante quanto executá-las corretamente.

Por isso, fazer uma boa análise das métricas é fundamental para todo negócio que quer atingir o sucesso e ter um retorno positivo internamente e externamente em suas campanhas.

Se você já ouviu falar do termo em si, mas não sabe sobre o que são as métricas ou a importância desses dados para uma empresa, o texto de hoje vai te ajudar nessa compreensão.

O que são as métricas?
O que são as métricas?

Entenda o que são as métricas

Métricas são dados de avaliações que você pode fazer em seu negócio para saber se uma estratégia está se saindo bem.

Existem várias métricas que podem ser utilizadas em uma análise, mas é importante saber quais delas estão de acordo com o objetivo final da estratégia inicial, para que não sejam feitas pesquisas em cima de dados insignificantes.

Alguns exemplos de métricas que podem ser consideradas, são:

  • Visitas no site;
  • Curtidas em redes sociais;
  • Número de vendas;
  • Número de cliques;
  • Taxa de conversão;
  • Satisfação do cliente;
  • Ticket médio;
  • Turnover;
  • Entre outros.

Todas as métricas são relevantes, mas a base do sucesso da análise sempre será a meta da campanha.

Por exemplo, se você quer que o engajamento nas redes sociais da sua marca cresça, fazer a análise do número de curtidas, comentários e compartilhamentos é relevante.

Mas se você quer que o número de clientes da sua empresa aumente, analisar a métrica de engajamento nas redes sociais, não vai servir de nada.

Essa tarefa parece ser difícil de executar para quem nunca viu nada sobre o assunto, mas atualmente há diversos programas que auxiliam na análise de métricas através de relatórios mensais ou semanais.

Análise de métricas
Análise de métricas

Mas por que eu devo fazer a análise de métricas?

Analisar e estudar as métricas é um passo importante dentro de uma empresa, pois é dessa forma que será possível tomar decisões assertivas e estratégicas.

Pense que você tem um e-commerce e quer saber quantas pessoas estão acessando o seu site por mês, quantas finalizaram o carrinho de compras e quantas fizeram novos cadastros.

Saber todos esses dados só será possível com a análise das métricas.

Realizar essa pesquisa não só ajuda a tomar futuras decisões mais alinhadas com todos os setores, mas também auxilia na:

  • Redução de custos: quando se faz uma avaliação dos resultados, a empresa consegue perceber onde ocorreu os pontos de falha na produtividade e assim, se torna possível corrigir os problemas internos, diminuindo os custos fixos e aumentando o lucro da empresa.
  • Resolução ágil das adversidades: ao identificar uma falha de forma rápida, é possível conseguir pensar de forma prática em uma solução. Pode ser desde a mudança de um layout de uma campanha ou até uma ação de anúncios patrocinados para aumentar as vendas de determinado produto.
  • Auxilia na formulação de projeções: quando a análise de métricas vira uma rotina corporativa, é possível identificar tendências e fazer com que a projeção de vendas seja mais direcionada e adequada ao consumidor.

Preciso de ajuda!

Esta análise é uma estratégia fundamental dentro das ações do marketing digital e se você ainda não faz, é preciso começar a investir nesta área.

A Academia Digital conta com uma equipe completa em diferentes áreas do marketing que podem auxiliar significativamente a sua marca no meio digital, inclusive com a análise de métricas.

Entre em contato com a nossa equipe através deste link e alavanque a sua empresa!

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