Conheça algumas sugestões e estratégias comerciais para implementar no seu negócio e conquistar melhores vendas no começo do ano!
Vender é uma atividade que faz parte da essência de qualquer negócio.
E como vender no começo do ano com os clientes cheios de contas e despesas adicionais a pagar?
Pensando nisso, a Academia Digital trouxe este conteúdo especial com algumas estratégias que podem ajudá-lo a melhorar os resultados do seu negócio.
Vamos lá?
O papel da integração da empresa
Antes de mais nada, é essencial destacarmos a necessidade da integração de todos os setores da empresa.
Todos os times, independente da área, devem estar em sintonia, tendo entendimento e consciência dos objetivos do negócio.
Para isso, é essencial que gestores da empresa consigam elaborar processos.
Desta forma, as operações ficam alinhadas e as vendas não acabam sendo apenas pensadas como função do comercial.
Afinal de contas, os resultados do negócio dependem de todos os setores que contribuem e dão suporte ao time de vendas.
Ou seja, processos definidos e alinhados são a ponta de qualquer operação.
Agora que você tem isso em mãos, confira a lista de dicas para vender mais no começo do ano!
Dicas para aumentar as vendas no começo do ano
1 – Conheça o movimento dos seus clientes
Pensar em estratégias de vendas está ligado diretamente à análise do movimento de consumo dos seus clientes.
E isto está relacionado ao seu setor de atuação.
Por exemplo, você possui um salão de beleza?
Então, seu movimento, normalmente, é constante e regular, tendo picos em datas comemorativas.
Agora para negócios sazonais, ou seja, que têm suas vendas em grande escala focados em períodos como:
- Natal;
- Carnaval;
- Páscoa.
É comum que o movimento seja irregular.
Ter estes dados em mãos é fundamental para suas estratégias.
2 – Elabore promoções especiais
No começo do ano é hora da queima de estoque!
Tire suas peças que não foram vendidas e monte kits especiais, invista em uma vitrine chamativa e ofereça combos de serviços diferenciados.
No caso de produtos e serviços sazonais, que tal pensar em destacar as facilidades de compras antecipadas?
Uma árvore de natal, pode ser vendida com brinde de guirlanda e luzinhas, por exemplo.
E até a páscoa como garantir formas e pelúcias com o menor preço?
Pense nestas questões e use sua criatividade para conquistar os clientes!
3 – Ofereça condições especiais de pagamento nas suas vendas
Com o orçamento apertado, os clientes tendem a fugir de preços altos.
Por isso, busque oferecer condições especiais de pagamento, com descontos e maior parcelamento.
Assim, as chances de fechar negócio são maiores.
4 – Estabeleça conexões nas vendas
Retomar contato com clientes antigos e com pessoas que deixaram de realizar alguma compra é essencial, principalmente no início do ano.
Mande mensagens e pergunte como pode ajudar a pessoa com algum item que ela tenha ficado interessada para não deixar aquele contato perdido.
Orçamentos antigos podem ser sinônimos de vendas no presente com esforço e atendimento personalizado.
O WhatsApp, por exemplo, é um super aliado neste sentido. Vender pelo aplicativo hoje, é uma realidade que nenhum empreendedor pode abrir mão!
5 – Invista no marketing
Já não é mistério para ninguém que um bom marketing é essencial para os resultados de uma empresa.
Para isso, entenda o momento do seu negócio e as especificidades do mercado que está inserido.
Se seu público é jovem e antenado, por que não investir em vídeos para web com foco em Reels e Tik Tok?
Conheça onde e como pode divulgar seu negócio para que suas estratégias façam sentido e tenham o retorno desejado.
Se você tem dúvidas e quer uma consultoria especializada para alavancar seus resultados, conheça a nossa consultoria de marketing digital?
Neste serviço ajudamos empreendedores de todas as áreas a focar seus esforços na operação da empresa, enquanto divulgamos seus negócios para o maior alcance de pessoas e melhores resultados.
Seja no começo do ano, no meio ou no final, venda mais com a Academia Digital!
Entre em contato conosco e saiba mais!