Com as diversas demandas do dia a dia, todo empreendedor busca ferramentas de marketing digital como forma de otimizar o seu trabalho, independente da área.
Pode ser financeira, administrativa ou marketing, o empresário sempre estará em busca de ferramentas para facilitar o seu trabalho e alcançar as suas metas.
Quando o assunto é marketing digital, sabemos que a Internet está recheada de recursos para auxiliar os empreendedores, e a melhor parte: muitos são gratuitos.
Com tanta facilidade a um clique de distância, é preciso apenas ficar atento aos seus dados, onde você está depositando suas informações e se a ferramenta é segura.
Como forma de ajudar você a ter mais agilidade com as tarefas do trabalho, selecionamos 10 ferramentas de Marketing Digital para empreendedores, para ajudar nos assuntos estratégicos online.
A melhor parte é que elas são gratuitas, fáceis de utilizar e ainda seguras, protegendo a sua privacidade e oferecendo um serviço de qualidade.
Boa leitura!
![Ferramentas de marketing](http://marketingdigitalavancado.com.br/wp-content/uploads/2021/09/ferramentas-de-marketing.jpg)
Conheça algumas ferramentas de Marketing Digital
1. Trello
Esta é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas.
Ela é gratuita e tem o objetivo de facilitar o gerenciamento de projetos, exibindo cada demanda em um quadro, no qual você pode criar diversos cartões com listas de verificação.
A interface é bem simples e fácil de mexer.
Como a maioria dos programas de colaboração, o Trello oferece recursos pagos e atualizáveis, mas o serviço gratuito não deixa a desejar e inclui recursos fundamentais para te auxiliar no dia a dia.
2. Google Analytics
Uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas pelos profissionais da área de comunicação.
Seu principal objetivo é monitorar o tráfego de um site, aplicativo ou e-commerce.
Dentro da plataforma você consegue analisar relatórios e customizar os dashboards, de acordo com a necessidade da sua empresa.
Ele também oferece dados sobre a experiência do usuário e informações da audiência: gênero, idade, interesses e segmento de mercado.
3. Google Search Console
Essa é um das ferramentas de marketing digital que monitora e preserva a presença de um site nos resultados de busca do Google.
Com um dashboard completo, ele influencia diretamente no desempenho da página quando o assunto é ranqueamento no Google.
4. Canva
Um excelente aplicativo gratuito de design.
Ele oferece inúmeros layouts em diferentes dimensões para serem utilizados nas mais diversas redes sociais.
Também é possível que o seu time colabore com sugestões pontuais, tornando o processo de aprovação e alteração do material mais ágil.
Continue a leitura e conheça mais algumas ferramentas de Marketing Digital.
5. RD Station
A mais completa ferramenta de automação de marketing, oferece todas as funcionalidades para a otimização das estratégias para o digital.
Ele possibilita que as empresas atraiam o visitante para o site, transforme os visitantes em oportunidades de negócio, relacione-se com os potenciais clientes, feche vendas e analise o ROI (retorno sobre investimento) de cada canal.
Sua maior eficiência é a função ligada a inteligência de negócios, que ajuda o empreendedor a compreender quais campanhas e canais de comunicação estão trazendo mais resultados e como está o desempenho geral dos negócios.
6. Confira mais uma das ferramentas de marketing digital: Hootsuite
Se a sua empresa está presente nas mais diferentes redes sociais, essa ferramenta vai auxiliá-lo no gerenciamento do Twitter, Facebook, LinkedIn, contas de e-mail, entre outras.
Com ele é possível ter acesso direto a todas as suas contas de forma gratuita e sem dificuldades.
Ele fornece um passo a passo para te familiarizar com o layout, para que você possa mexer tranquilamente no painel de tarefas.
![Programas de marketing](http://marketingdigitalavancado.com.br/wp-content/uploads/2021/09/programas-de-marketing.jpg)
7. Hotjar
Se você quer monitorar as interações dos usuários com todos os elementos das páginas, o Hotjar é uma excelente opção dentre as diversas ferramentas de marketing digital disponíveis.
A ferramenta oferece um pacote completo que mapeia a jornada do consumidor dentro de um site.
Ele mostra onde os visitantes passaram o mouse na tela, indica as áreas onde mais tiveram cliques no site, mostra a profundidade de rolagem do mouse dentro de uma página, grava a sessão do usuário em vídeo acompanhando o movimento do mouse e cliques, realiza enquetes com perguntas voltadas para pesquisa de satisfação e seleciona usuários para fazer testes de experiência e design.
Ele auxilia muito na otimização das taxas de conversão, melhora os CTAs (Call To Action), ajuda a melhorar o layout da página, dentre outras diversas melhorias.
8. Google Tag Manager: uma das melhores ferramentas de marketing digital para monitoramento
Administrar tags de diferentes plataformas de monitoramento pode ser trabalhoso.
O Google criou essa ferramenta para auxiliar qualquer profissional que tenha acesso à plataforma para adicionar ou alterar tags, sem ter que acessar a linha de código do site.
Isso aumenta a agilidade e autonomia do time de marketing, possibilitando a realização de atualizações de scripts na URL em tempo real e de maneira centralizada e segura.
9. Grammarly
Se você quer revisar a ortografia e a gramática dos seus textos de forma simples e rápida, recomendamos essa ferramenta.
Com ela é possível salvar documentos caso precise referenciar posteriormente e você pode instalar como um plug-in em seu navegador e todo texto que você digitar online, ele irá corrigir sem precisar acessar o painel.
10. Keyword.io
Esta é uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas.
Ela vai te ajudar com a busca de palavras-chave para contribuir em diferentes áreas do marketing digital como mídia paga, produção de conteúdo e SEO.
Ela ajuda a descobrir quais são as palavras e termos mais digitados pelas pessoas nos principais mecanismos de busca – YouTube, Google, Amazon e App Store.
Com os resultados do Google Autocomplete, essa ferramenta de marketing digital gera diversas sugestões de palavras de cauda longa.
![Qual contratar?](http://marketingdigitalavancado.com.br/wp-content/uploads/2021/09/qual-contratar.jpg)
Agora que você já conhece algumas ferramentas de marketing digital, qual contratar?
Existem diversos programas e sites para auxiliar no cotidiano de um empreendedor quando o assunto são as ferramentas de marketing digital.
Esperamos que com o conteúdo do artigo de hoje você consiga melhorar a rotina do seu negócio e organizar as tarefas da sua equipe.
Mas, caso você não se sinta seguro e com autonomia para guiar tantos processos da sua empresa, a Academia Digital pode te ajudar com o marketing digital!
Temos as melhores estratégias e uma excelente equipe preparada para alavancar o seu negócio. Conte com a nossa equipe!