Se você trabalha em home office, confira o conteúdo de hoje. Separamos algumas dicas para quem trabalha de casa obter o máximo de produtividade durante a sua rotina profissional.
É fácil perceber: os avanços tecnológicos que o desenvolvimento dos computadores e da internet proporcionou mudou drasticamente a forma de trabalhar.
Os computadores facilitaram o dia a dia das empresas e a internet conectou o mundo: hoje, o fluxo de informações é praticamente instantâneo.
Com essa facilidade de contato e informação e o crescimento das cidades, vem aumentando o número de profissionais que optam por trabalhar em casa – o chamado home office – principalmente entre os profissionais da área de marketing.
Se o home office possui as facilidades de não precisar encarar o trânsito caótico das cidades e trabalhar no conforto de casa sem a vigilância do chefe, alguns cuidados são necessários para não se perder nas tarefas.
Trabalhar em casa exige mais organização e foco do que em um ambiente corporativo, por isso, separamos 14 dicas para trabalhar em home office com o máximo de produtividade, confira:
Confira as dicas para trabalhar em home office e melhorar a produtividade
Dica 1 para trabalhar em home office – Determine horários fixos
Assim como um trabalho em uma empresa comum, é necessário determinar horários fixos quando se trabalha em casa: identifique seu período de maior produtividade e foque nele.
Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras à tarde ou à noite, mas determinar um horário de trabalho seja ele em qual período for ajuda o cérebro a se organizar.
Para identificar em qual período você trabalha melhor, vale fazer alguns testes no início e ver qual se adapta melhor ao seu estilo de trabalho.
Dica 2 para trabalhar em home office – Se prepare para trabalhar
À primeira vista, trabalhar em casa é sinônimo de conforto e informalidade, certo? Errado.
Para muitos pode ser mais confortável trabalhar em casa, mas é preciso se preparar para um dia de trabalho como se fosse em um escritório da empresa.
Não é porque você trabalha em casa que não precisa tirar o pijama: trocar de roupa ajuda a acordar e “avisar” o cérebro e o corpo que é hora de concentrar.
Aqui também vale lançar mão de alguns rituais para determinar o início e o fim do expediente: na empresa alguns acontecimentos são comuns nestes períodos (o próprio deslocamento até o trabalho é um deles) e ajudam a delimitar um horário de trabalho.
Isso não ocorre em casa, onde não há esses parâmetros temporais, então uma boa saída é criar estes hábitos.
Podem ser coisas simples, com preparar uma bebida ou encher uma garrafa de água no início e dar uma volta pelo bairro no final do expediente.
Dica 3 para trabalhar em home office – Invista em materiais de qualidade
Independente se trabalhando em casa ou em uma empresa, a preocupação em se ter materiais de qualidade não é gasto, é investimento.
É mais difícil ser produtivo quando não se tem conforto no mobiliário ou qualidade nos eletrônicos, por isso vale investir em uma cadeira ergonômica, uma mesa na altura correta e em computadores/tablets/celulares de qualidade, que não causarão demora e atraso na conclusão das tarefas.
Dica 4 para trabalhar em home office – Internet é imprescindível
Não dá para pensar em trabalhar em home office sem internet de velocidade rápida e que não tenha oscilações constantes de sinal, não é?
Um sinal ruim de internet inviabilizar o trabalho, pois todo o fluxo de informações depende disso.
Para não atrasar as tarefas ou até mesmo não conseguir realiza-las, pesquise as operadoras disponíveis na sua região, compare os planos de velocidade e opinião dos usuários sobre o sinal.
Atualmente, a internet por fibra óptica é que oferece velocidades maiores e maior estabilidade de sinal.
Dica 5 para trabalhar em home office – Aprenda o básico de TI
Trabalhando em casa não há a possibilidade de contar com um técnico em TI para resolver eventuais problemas com seus aparelhos.
Para driblar essa questão, é importante investir em conhecimento básico (se já não o tiver) para solucionar rapidamente qualquer imprevisto básico que possa surgir.
Outra opção é contar com algum profissional autônomo da área, que será bastante útil se um problema mais complexo surgir.
Dica 6 para trabalhar em home office – Evite interferências
A liberdade em se trabalhar em casa é uma questão com pontos positivos e negativos: se por um lado você trabalha sem a pressão de um chefe ou equipe, a probabilidade de dispersar a atenção em outros assuntos é muito maior.
Para focar no trabalho, evite interferências como notificações de celular e limite o uso das redes sociais, dois grandes ladrões de tempo e produtividade.
Em home office, não dá para ficar longe do celular, mas enquanto estiver resolvendo algum assunto, deixe para dar uma olhada nele de tempos em tempos.
Resolver problemas pessoais durante o expediente também entra aqui e faz a produtividade ir água abaixo.
As dicas para home office não param por aqui!
Dica 7 para trabalhar em home office – Avise os familiares
Muitas pessoas (incluindo os familiares) podem não entender o conceito de home office: esse é um dos principais desafios deste modelo de trabalho.
É importante mostrar a quem convive com você que trabalhar em casa não significa disponibilidade total – você está em casa, mas está trabalhando.
Isso pode ser especialmente difícil quando se trata de filhos pequenos, mas com paciência e jogo de cintura é possível.
Para adaptar todos a essa nova condição pode levar um certo tempo, mas insista.
Dica 8 para trabalhar em home office – Tenha um espaço próprio para o trabalho
Assim como é importante delimitar um horário de trabalho, para trabalhar em home office é importante também delimitar o seu espaço de trabalho – e respeitá-lo.
O ideal é que seja um espaço fechado e isolado acusticamente, mas caso não haja um cômodo inteiro disponível para o seu escritório, você pode usar algum canto da casa que seja mais silencioso.
O importante aqui é respeitar o seu espaço de trabalho, sem misturar objetos domésticos e de trabalho, roupas, chaves e outros.
Coloque no seu espaço tudo o que precisa para realizar suas tarefas e atenção para a luminosidade e ventilação natural.
Dica 9 para trabalhar em home office – Planejamento é tudo
Fazer uma lista de tarefas ajuda a organizar o dia, aumenta a produtividade e permite visualizar o panorama de trabalho: o que foi feito e o que se tem a fazer ainda.
Além disso, finalizar um item da lista de tarefas proporciona uma sensação de bem-estar durante o dia e de que o tempo está sendo bem aproveitado.
Ao término do expediente, revise o seu trabalho e coloque as tarefas mais importantes a serem finalizadas como prioridade.
No início do expediente do dia seguinte, foque em resolver essas pendências em primeiro lugar – antes mesmo de checar os e-mails.
Dica 10 para trabalhar em home office – Faça pausas durante o trabalho
Se por um lado é necessário ter cuidado para que o trabalho em home office não se perca na organização e rendimento, o oposto também é válido: jornadas de longas horas de trabalho ininterrupto não significam aumento na produtividade.
Muito pelo contrário.
Jornadas mais longas provocam desgaste e cansaço físico e mental e o rendimento tende a cair: por isso é importante que se façam intervalos de trabalho a cada tempo, como acontece no escritório da empresa quando você levanta para tomar um café.
Você pode determinar blocos de trabalho a cada 2 horas, por exemplo, sem se esquecer do horário da refeição.
Aliás, é importante que essas pausas sejam realmente de descanso e não um horário para ficar pensando em outras questões de trabalho – desligue a cabeça um pouco.
Outra opção é utilizar a técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo.
Desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 80, consiste na divisão da jornada de trabalho em blocos cronometrados de 25 minutos, separados por pequenos intervalos.
A cada breve intervalo, é marcado um X na tarefa que está sendo desenvolvida, e após 4 marcações, um intervalo maior de tempo é recomendado, quando então zeram-se as marcações. A técnica promete incrementar a agilidade mental e consequentemente a produtividade.
Dica 11 para trabalhar em home office – Descanse
Além das pequenas pausas de descanso durante o expediente e o horário de alimentação, é importante descansar entre um expediente e outro.
Isso quer dizer se desligar do trabalho por um tempo, realizando atividades de lazer ou mesmo uma atividade física, aproveitando a família ou amigos ou resolvendo questões pessoais – é importante para sua saúde física e mental.
Pode parecer mais difícil quando se trabalha em casa, afinal seu trabalho está ali o tempo todo, mas deve ser encarado com um hábito a ser seguido.
Para auxiliar a gerenciar o tempo entre trabalho e descanso, você pode utilizar a Roda da vida, ferramenta bastante útil derivada das técnicas de coaching.
A roda da vida permite medir o índice de satisfação das pessoas em áreas importantes da sua vida: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos.
Ao se auto avaliar com notas de 1 a 10 em cada item, é possível identificar aspectos da sua vida que estão em harmonia e outros que demandam atenção no momento, equilibrando assim sua saúde mental.
Dica 12 para trabalhar em home office – Conte com ferramentas de organização
Para te ajudar na organização do tempo e do dinheiro e das tarefas quando se trabalha em home office, existem várias ferramentas disponíveis na internet.
Entre aplicativos de agenda, controle de horas trabalhadas, organização das tarefas e gerenciamento financeiro, você pode comparar e testar o que mais se adapta ao seu trabalho.
Separamos algumas opções, veja a seguir:
- Agenda: Google Agenda, Highrise, Timely
- Controle de horas trabalhadas: Toggl, Harvest,
- Gerenciamento de projetos e tarefas: Basecamp, Asana, Trello, Neotriad,
- Gerenciamento financeiro: Conta Azul, My Finance, Bills
Dica 13 para trabalhar em home office – Tenha uma casa funcional
Um ambiente doméstico equipado de maneira funcional auxilia no trabalho em home office: evita que se perca tempo com afazeres domésticos no expediente de trabalho.
Vale investir em eletrodomésticos que facilitem a vida e poupem tempo, como lavadoras de louça e cafeteiras automáticas.
Dica 14 para trabalhar em home office – Planeje sua alimentação
Quem trabalha no escritório normalmente não tem a preocupação de planejar a alimentação: almoça no refeitório da empresa ou em algum restaurante próximo com os colegas de trabalho.
Já quem trabalha em home office, a falta de planejamento das refeições pode tomar um tempo precioso de trabalho, então o ideal é definir o cardápio da semana e faça as compras baseado nisso, caso opte por cozinhar em casa.
Você também pode procurar restaurantes próximos da sua casa e negociar pacotes quinzenais ou mensais.
Outra opção em alta atualmente é a entrega de marmitas em domicílio, que conta inclusive com opções fit para não sair da dieta.
Pronto pra colocar em prática nossas dicas e melhorar seus resultados?
O que mais você acha que pode contribuir com a produtividade quando se trabalha em casa? Conte pra gente logo abaixo!!
Confira outros conteúdos da Academia Digital:
16 Dicas para Vender pelo Instagram