O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo e também se tornou um importante canal de marketing.
De acordo com a pesquisa realizada pela própria plataforma, 81% dos usuários utilizam o Instagram para fazer pesquisa de serviços e produtos.
Devido a isso, empresas que desejam ter uma presença digital precisam estar inseridas nesta rede.
Entretanto, não basta estar apenas lá, se você quer que a sua empresa seja bem-vista e tenha um bom retorno, é preciso tomar cuidado com alguns erros que possam prejudicar o engajamento da sua marca na plataforma.
Então, para que a sua empresa fique longe de problemas no Instagram, confira as dicas que trouxemos hoje neste post.
Erros para evitar no Instagram
• Compra de seguidores e curtidas
Um dos maiores erros cometidos no Instagram é a compra de seguidores e curtidas.
Óbvio que um bom número de likes e pessoas seguindo a página, causam uma boa impressão ao primeiro contato de quem acessa a página, mas e depois?
O possível cliente que chegou e quer entender melhor sobre o seu produto, serviço e marca, não vai prestar atenção apenas nisso, mas também no conteúdo, nos comentários das pessoas que já utilizaram o serviço, se tem avaliações negativas em algum local, a qualidade do atendimento, entre outros detalhes.
Além do mais que para a empresa, é péssimo realizar esse tipo de atitude, porque ao fazer o relatório de análise de métricas no final do mês, a pessoa não consegue saber quantos daqueles seguidores são seus reais clientes, quem curtiu de verdade o conteúdo da publicação e o que é um ponto forte ou fraco na marca.
• Não fazer um planejamento estratégico mensal
O conteúdo abordado no Instagram não pode ser desenvolvido no dia, de forma espontânea, a não ser que seja uma trend.
Até perfis que gerenciam notícias e divulgam vagas de empregos, por exemplo, precisam de uma estratégia específica para fidelizar os seguidores.
Para uma marca alcançar bons resultados no Instagram é preciso que o conteúdo mensal seja estrategicamente planejado de acordo com o funil de vendas, objetivo do mês, público-alvo, entre outros critérios.
• Não explorar os recursos que a plataforma oferece
Esta rede social sofre atualização com frequência e sempre está lançando novos recursos ou otimizando os antigos. É importante você ficar atento a isso.
Quando o Instagram lança algo novo, o algoritmo muda e começa a focar mais nas contas que estão sabendo utilizar a ferramenta nova.
A plataforma passa a entregar para os usuários o material novo de forma orgânica, sem você precisar gastar dinheiro investindo em mídia paga.
Mas atenção! Você não precisa usar tudo que o Instagram oferece em um único dia.
É preciso saber adaptar o seu conteúdo de forma estratégica e inteligente, para ficar bem visto para os seguidores.
• Outros erros que precisam ser evitados
- Postar imagens de baixa qualidade;
- Não fazer vídeos, principalmente para o Reels;
- Usar hashtags aleatórias e que não tem a ver com o seu conteúdo;
- Não se preocupar com a identidade visual da marca;
- Esquecer de interagir com os seguidores.
Domine o Instagram e traga bons resultados para a sua empresa
Sabemos que para gerenciar um Instagram de forma profissional requer tempo, dedicação e estudo.
Mas, com um pouco de empenho e colocando em prática as dicas que demos aqui hoje, é possível fazer do seu Instagram uma porta de entrada para muitos clientes.
Contudo, se você precisa de um suporte para ajudar a alavancar essa e outras redes sociais do seu negócio, conte com a Academia Digital.
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