Empresas que querem encantar e se aproximar cada vez mais de seus clientes, tem investido na humanização da marca.
Essa estratégia se baseia em trazer para o digital uma imagem mais humana e menos fria da organização, resultando em conexões reais com os clientes.
Devido ao fato de a comunicação humanizada da marca mexer com as emoções dos internautas, acontece uma identificação com o comportamento da empresa e o seguidor passa a se tornar um possível cliente.
Se você quer entender melhor sobre a humanização da marca e como essa técnica pode ajudar o seu negócio a ganhar mais alcance e empoderamento, continue a leitura deste artigo.
Entenda o que é a humanização da marca!
Por meio de uma abordagem acolhedora, a humanização da marca é uma estratégia utilizada no marketing digital para aproximar o consumidor da empresa.
Ela também é muito importante no setor comercial, atendimento e vendas, pois dessa forma será possível o público acreditar no que vem sendo empregado nas redes, site e outros meios de comunicação digital da organização.
Contudo, a humanização da marca para se tornar coerente, ela deve estar presente nos demais setores da organização e ser um guia na proposta de valor institucional.
A importância da humanização da marca
A humanização da marca tornou-se importante, porque as pessoas não querem consumir apenas informações dos serviços ou produtos da empresa, elas querem um atendimento personalizado e que proporcione uma boa experiência de consumo.
A sociedade também está apreciando mais as marcas que se posicionam diante de temas relevantes, são transparentes em suas ações e defendem causas que tenham valores aliados com os delas.
Esse compilado de medidas atinge a confiança do cliente, transformando-o em um consumidor fiel, o que auxilia muito na imagem de uma organização diante do mercado.
Como humanizar a marca?
Para que aconteça a humanização, a sua marca precisa:
- Ouvir o público;
- Ações e palavras estarem em concordância;
- Dialogar frequentemente com a sua audiência;
- Ter como meta os interesses institucionais, mas também os dos clientes;
- Ser inclusiva;
- Valorizar os colaboradores;
- Ser ética;
- Oferecer atendimento personalizado.
Ter uma comunicação humanizada é fundamental
Com o intuito de otimizar os processos internos e atender mais clientes, algumas empresas ficam muito automáticas, com roteiro prévio e sem interações humanas reais, isso acaba distanciando muito o cliente da marca.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Retail Dive, 70% das pessoas desejam interações humanas ao invés de robóticas. Dentre esses, 48% afirmam que o motivo disso é porque não há um atendimento realmente eficiente nas mensagens automáticas.
Ainda com análise na mesma pesquisa, 61% dos clientes afirmam que receber um atendimento personalizado, seja através do e-mail, mídias sociais ou chat é importante para eles.
Através deste estudo podemos concluir que, mesmo com a evolução tecnológica e de sistemas, as pessoas preferem interações humanas na hora do atendimento e valorizam as organizações que prezam por isso.
Consultoria Academia Digital
Agora que você compreende sobre humanização da marca e sua importância, invista em ações que agreguem valor para essa estratégia.
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