Fim dos Cookies? Entenda o que vai acontecer!

Nos dias atuais, as estratégias digitais de diversos setores do mercado fazem uso de dados dos usuários diariamente. Um anúncio feito pelo Google em janeiro de 2020 sobre o fim dos cookies – uma tecnologia amplamente utilizada para coleta de dados de navegação – está prestes a se concretizar em 2023.

Contudo, isso impactará diretamente a forma como as estratégias de marketing digital são desenvolvidas e implementadas.

Agora, para entender melhor o assunto e como ele impacta em sua vida, continue a leitura deste conteúdo especial que preparamos!

O mundo dos Cookies

Primeiramente, entenda que os cookies, pequenas linhas de código de texto, são usados pelos sites para salvar informações no navegador do usuário.

Essas informações vão desde nome e e-mail até histórico de navegação e interesses pessoais.

Nesse ínterim, ao aceitar o uso de cookies, o usuário concorda com a coleta de seus dados, que são armazenados temporariamente em arquivos de texto.

Em contrapartida, esses dados são valiosos para entender o comportamento on-line dos consumidores, facilitando a navegação e proporcionando uma experiência mais eficiente.

Tipos de cookies
Tipos de cookies

Tipos de Cookies

Desde já, é importante que você entenda que existem diferentes tipos de cookies, cada um com sua função específica:

Cookies Maliciosos (Third-party Cookies)

Sobretudo, esses cookies rastreiam as atividades on-line dos usuários, criando perfis de interesses.

Posteriormente, esses dados podem ser vendidos para empresas de publicidade e utilizados em campanhas personalizadas, como remarketing e retargeting.

Cookies Persistentes

Todavia, esses tipos de cookies, armazenam informações de identificação e preferências do usuário dentro do site, ficando no disco rígido até expirar ou serem excluídos pelo usuário.

Contudo, eles são essenciais para funcionalidades como lembrar itens no carrinho de compra.

Cookies de Sessão

São uma memória de curto prazo do site, armazenando dados em forma de identificação sem coletar informações pessoais.

São excluídos automaticamente ao fechar o navegador.

O fim dos Cookies: Uma realidade próxima

A decisão do Google de encerrar o suporte aos cookies, prevista para 2023, é impulsionada pela intenção de aumentar a privacidade dos usuários do Google Chrome.

Com a efetivação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os usuários têm mais controle sobre suas informações.

Os cookies maliciosos são considerados invasivos, o que levou à busca de alternativas.

O impacto nos negócios

A descontinuação dos cookies gera preocupações no mercado, pois eles desempenham um papel vital na publicidade on-line, direcionando anúncios e links patrocinados.

Alguns impactos incluem:

Menor acesso a informações relevantes para estratégias de remarketing;

Dificuldade em identificar interesse dos usuários e gerar personalização;

Impacto em ferramentas de automação de marketing.

Em contrapartida, o Google propõe o FLoC (Federated Learning of Cohorts) como alternativa.

Esse método coleta dados anônimos e cria perfis médios de interesse, sem identificar individualmente os usuários.

Assim, a publicidade on-line continuará existindo de forma mais privada e ética.

Estratégias para o pós término dos Cookies

De antemão algumas atitudes precisarão ser tomadas após essa decisão se concretizar.

Portanto, pensamos em algumas formas de te ajudar. Confira algumas estratégias que listamos.

Marketing Data Sync

Uma solução open-source para criar audiências customizadas, enviar conversões offline e obter informações sobre o comportamento dos usuários.

Privacy Sandbox do Google

Uma ferramenta em desenvolvimento pelo Google para criação e gerenciamento de anúncios on-line.

Outros canais para obter dados
Outros canais para obter dados

Outros canais para obter dados

De antemão, o e-mail marketing e as newsletters são alternativas eficazes para obter dados e manter contato contínuo com o público-alvo.

Bem como, estratégias de marketing de conteúdo, como a oferta de e-books, também são valiosas para coletar informações.

Prepare-se para o futuro

Então, o fim dos cookies não significa o fim da publicidade on-line, mas sim uma mudança na forma como ela é feita.

Contudo, os profissionais de marketing precisam se adaptar, explorar novas alternativas e adotar práticas éticas.

Na Academia Digital, somos especialistas em marketing digital e estamos prontos para ajudar você a decolar sua carreira ou empresa nesse novo cenário.

Portanto, convidamos você a conhecer mais sobre a Academia Digital e descobrir como podemos juntos enfrentar esse desafio e garantir o sucesso do seu negócio no mundo digital.

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