O Reels chegou com tudo no Instagram. O recurso é voltado para a criação de vídeos curtos, no qual a criatividade é o requisito dominante da ferramenta.
Com essa novidade, o Instagram aumentou suas possibilidades de conteúdo, indo além dos stories e IGTV.
O surgimento do Reels se deu devido ao aumento de usuários no TikTok, plataforma de vídeos da China, na qual as pessoas criam vídeos que vão desde dancinhas a conteúdos de economia.
A novidade tem deixado as pessoas divididas quanto a intensificação da entrega de vídeos mais do que fotos e carrossel por parte do algoritmo da plataforma e diversas manifestações por parte de artistas e cantores renomados internacionalmente têm surgido no Instagram e em outras redes, como o Twitter por exemplo.
Se você é adepto ou não ao uso do Reels, não sabemos. Mas se você é produtor de conteúdo ou quer que o perfil da sua empresa não perca o engajamento, saber utilizar o Reels de forma correta é indispensável.
Por isso, a Academia Digital preparou um texto repleto de informações chave sobre esta poderosa ferramenta do Instagram.
Confira!
Conhecendo o Reels do Instagram
Saber utilizar o Reels no Instagram é essencial para obter excelentes resultados em suas campanhas de marketing digital e ganhar mais alcance para a sua marca na rede social.
Os vídeos produzidos no Reels ficam salvos no perfil da conta e podem ser acessados pelo botão de claquete. Os conteúdos produzidos para o Reels e que tiveram melhor engajamento ficam em destaque na aba Explorar.
Antes os vídeos só iam até 30 segundos, mas agora algumas contas já podem criar vídeos de até 90 segundos e a pessoa tem total liberdade de edição no próprio Instagram, como se tivesse mexendo em um editor de vídeo de um aplicativo.
O usuário pode colocar várias fotos, vídeos, filtros, efeitos, incluir música e texto. A criatividade que vai guiar o processo de criação. Quanto mais criativo e inovador for o vídeo, mais a plataforma entrega para os usuários.
Saber quais são as músicas do momento também é fundamental para que o algoritmo entregue o conteúdo para mais pessoas.
Dicas para extrair todo potencial do Reels
• Planejamento antes de executar
Elabore um planejamento antes de produzir os vídeos para o Reels.
Busque algumas referências, extraia ideias de outros conteúdos e crie algo voltado para o seu segmento. Essa é a melhor forma de ter um material autêntico.
Outro ponto importante é ter um roteiro definido, o tema que será trabalhado e o período de duração do vídeo. Isso ajudará a escolher a música ou o áudio que será acrescentado na produção.
Você também pode utilizar o temporizador e ajustar a velocidade que deseja que as imagens tenham, que pode ser mais lento ou mais rápido.
No início vai parecer que você tem muitas tarefas para serem executadas, mas com o tempo você perceberá que o passo a passo se tornará algo habitual para produzir os vídeos do Reels.
• Detalhes fazem toda a diferença
Incluir uma música que está sendo muito utilizada pelas pessoas é ótimo. Ao seguir a tendência do Instagram, o seu vídeo tem mais chances de ser visualizado.
Outro ponto importantíssimo que você não deve esquecer nunca: publicar o vídeo no feed e escolher a capa mais atrativa.
• Viralizando seu Reels
Esteja atento às principais tendências do momento, adapte para o seu nicho.
Utilize as hashtags e texto adequado. Lembrando que no Reels os textos não precisam ser muito extensos. Faça uma legenda que contextualize o conteúdo de forma direta e objetiva.
Se você falar algo no vídeo, coloque legendas. Como já falamos aqui em outro texto, legendar vídeos é fundamental, porque muitas pessoas acessam a plataforma com o som mutado.
As pessoas também são atraídas por imagens com alta qualidade. Por isso, invista em um vídeo com boa iluminação e boa visibilidade. Se o conteúdo estiver tremido, escuro e com baixa qualidade, os usuários pulam para o próximo.
E nunca utilize o vídeo com a marca d’água do TikTok. O Instagram pode não entregar o material, bloquear o conteúdo ou suspender a sua conta. Fique sempre atento às normas da plataforma.
Agora que você já tem a faca e o queijo na mão, partiu executar?
Produza seu Reels e marque o perfil da @academiadigital em seu Instagram e mostre pra gente que o nosso blog te ajudou a produzir um super Reels para o Instagram!