Instagram: é fundamental ter o feed organizado?

Conheça as principais tendências visuais do Instagram e saiba se a organização é fundamental para o alcance e bons resultados.

Manter uma rotina de publicações alinhadas à identidade visual é o objetivo da maior parte dos empreendedores e gestores que buscam nas redes sociais a divulgação de seus produtos e serviços.

Mas será que é fundamental ter um feed organizado no Instagram?

Para responder esta pergunta, preparamos um conteúdo especial para você.

Confira!

Conheça melhor o feed do Instagram
Conheça melhor o feed do Instagram

 

O que é o feed do Instagram

Antes de mais nada, você conhece o conceito de feed?

O feed nada mais é do que um fluxo de conteúdo.

Ele pode ser relacionado tanto às publicações que acontecem em tempo real, chamado feed de notícias, como também se relacionar ao feed de um perfil em específico.

Ou seja, quando você rola às publicações do Instagram você está acessando o feed de notícias com todas as publicações das páginas que você segue e também as sugeridas pelos algoritmos da rede.

Já quando você acessa um perfil e confere todos os conteúdos daquela página em específico você está no feed principal do perfil.

E é sobre este feed, em especial, que iremos falar.

O que é um feed organizado

Um feed organizado no Instagram é um conjunto de publicações que seguem a identidade visual padrão da marca ou do produtor de conteúdo.

Pode ser caracterizado pelas cores e elementos visuais que compõem os posts e vídeos do perfil.

Além disso, as publicações seguem uma linha editorial de conteúdo, com temas específicos que são abordados.

É nítido quando um perfil está organizado.

O contrário também é igualmente percebido, principalmente pela falta de sequência de imagens, artes e conteúdos publicados sem ordem.

Porém, estas questões geram dúvidas.

Afinal de contas, é fundamental ter o feed do Instagram organizado?

Confira a seguir!

Vantagens e desvantagens do feed do Instagram organizado

• Vantagens

1. Fortalecimento da identidade

Um perfil organizado com destaque para o que a marca quer passar aos clientes fortalece a identidade visual e de propósito da empresa.

2. Reconhecimento da Marca

Uma marca com o perfil do Instagram organizado gera reconhecimento fácil com seus clientes, que sabem identificar a empresa a partir de suas publicações.

Isto resulta em um enorme diferencial, principalmente no meio digital onde a atenção é a principal moeda de troca.

3. Melhor acompanhamento do conteúdo

Empresas que querem passar autoridade, por exemplo, buscam conteúdos educativos e informativos com uma identidade que segue uma sequência lógica de fácil entendimento aos clientes, facilitando o acompanhamento do conteúdo publicado.

• Desvantagens

1. Tempo despendido

Planejar e produzir conteúdos para o Instagram são atividades que necessitam de tempo para serem realizadas.

É necessário pensar em uma estratégia que contemple a linha editorial, conteúdos interessantes, além de produzir legendas, artes, vídeos e fotos que estejam alinhados à identidade da empresa.

2. Menor espontaneidade

Muitas vezes o conteúdo planejado fica menos espontâneo, no sentido que por seguir uma ordem de temas a serem seguidos, possíveis publicações de última hora, como um evento ou um novo produto a ser divulgado, deixam de ir ao ar.

3. Risco de perda de trends e conteúdos virais

Outra desvantagem do feed do Instagram organizado é o risco de perder trends e conteúdos virais da plataforma.

Um meme ou uma música, por exemplo, precisam acompanhar o tempo da rede social, antes que passe o período certo de viralizar.

Fazer um conteúdo mais “engessado” pode fazer com que o momento ideal seja perdido.

 

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Agora que você conhece algumas das principais vantagens e desvantagens do feed organizado do Instagram, sabe o que seguir em seu perfil?

Bom, a dica da Academia Digital é a flexibilidade.

Um bom planejamento de conteúdo, com publicações fixas seguindo uma linha editorial, devem ser mantidas.

Porém, deve-se abrir espaço para que sejam inseridas publicações no tempo real das trends virais e possíveis conteúdos de última hora.

Desta forma, o feed do Instagram terá a identidade da marca, mas também conseguirá alcançar novos públicos com conteúdos chamativos e seguindo as tendências factuais.

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