Conheça mais sobre o papel destes profissionais e a importância de contar com um bom desenvolvedor de sites no marketing da sua empresa
Seu negócio tem um site?
Se a resposta for sim, você com certeza já sabe a importância de um bom desenvolvedor de sites para o seu marketing.
Agora, se a sua empresa ainda não possui uma página própria para expor seus produtos e serviços, é hora de começar a colocar em seu planejamento a contratação deste profissional!
Antes de começar a pesquisar e orçar o trabalho de um desenvolvedor de sites, confira a seguir um pouco mais sobre a atuação deste profissional e a importância de um bom desenvolvedor para divulgar seu negócio.
O que faz um desenvolvedor de sites?
Como o nome sugere, a atuação de um desenvolvedor de sites é conceber uma página na internet.
Ou seja, é ele quem cria o site desde o começo da ideia até a entrega final para o cliente.
Normalmente, os passos seguidos por este profissional são os seguintes:
1 – Primeira conversa com o cliente
Neste primeiro contato, que pode ter sido proporcionado pela internet, por redes sociais ou por indicação, o desenvolvedor de sites ouve o que o cliente busca com um site para o seu negócio.
Seja:
- Mais vendas;
- Melhor posicionamento da marca;
- Capturar contatos de clientes para comunicação de produtos e serviços.
E outros objetivos que podem ou não se relacionar.
Feito isso é definido o formato do site.
2 – Definição do formato do site
Um site pode ser institucional, landing page e até mesmo um e-commerce.
Cada um deles possui um objetivo específico, como veremos a seguir:
- Site Institucional: É voltado para ser o primeiro contato da empresa com o cliente no ambiente digital. Funciona como uma apresentação do negócio com as principais informações sobre a história, serviços, equipe e contato.
- Landing Page: As landing pages são páginas de destino, acessadas a partir de um link disponível em anúncios da internet, onde o cliente encontra informações para uma ação a ser realizada, como um cadastro e até mesmo a compra de um serviço/produto.
- E-commerce: São as famosas lojas virtuais, onde fica disponível a vitrine virtual da empresa. Fotos e preços de produtos, além de formas de pagamento e entrega são encontrados nestas páginas.
Feito isso chegou a hora do desenvolvedor de sites colocar a mão na massa!
3 – Produção do site
Com o alinhamento dos objetivos feitos pelo cliente e com a definição do formato do site chegou a hora de desenvolvê-lo.
O cliente tem como responsabilidade passar ao desenvolvedor de sites itens como: logo, cores da identidade visual, conteúdo escrito e fotos dos produtos e serviços. Com isso, ele começa a produzir a página.
Este desenvolvimento do site tem duas principais formas de ser realizado, são elas: Linguagem de Programação ou CMS – Sistema de Gestão de Conteúdos.
A linguagem de programação envolve um profissional que entende de desenvolvimento no código, principalmente da interação dos usuários com os elementos do site.
Ele também é chamado de programador front-end utilizando linguagens HTML, CSS e Java Script.
Já o CMS mais popularmente utilizado é o chamado WordPress, nele o desenvolvedor encontra os elementos gráficos já prontos dentro do sistema, devendo escolher aqueles que se adequem ao projeto do cliente e personalizando com as cores, conteúdos e comandos específicos.
Viu só quanta coisa envolvida na atuação do desenvolvedor de sites?
Para escolher qual deles se adequa mais ao seu objetivo, pense na profundidade e recursos que busca inserir em seu projeto.
Trabalhos mais práticos, opte por um desenvolvedor de sites que atue com CMS.
Já para projetos mais complexos que necessitem de elementos do zero e voltados para ferramentas e funcionalidades específicas é necessário um programador.
A importância do desenvolvedor de sites para o marketing da sua empresa
Hoje, você pôde conhecer a atuação do desenvolvedor de sites e viu que a empresa atua lado a lado com estes profissionais para chegar ao objetivo do negócio.
Contar com um bom desenvolvedor de sites auxilia a sua empresa a construir uma boa imagem na internet, sendo fator de escolha por parte dos clientes.
Um bom site comunica suas principais informações, destaca os pontos fortes do negócio e serve como canal de comunicação, atendimento e vendas.
É uma ponte fundamental entre o negócio e os clientes.
Um bom desenvolvedor consegue captar o objetivo do negócio e traduzir em um site bonito e funcional para a melhor experiência do usuário.
Você sabia que em nossa Consultoria de Marketing Digital contamos com este serviço?
Isso mesmo!
Construímos páginas ideais para cada tipo de demanda.
Entre em contato com o nosso comercial e saiba mais!