Você sabia que o Departamento Comercial Digital e o de Marketing apresentam papéis completamente distintos?
No Brasil, é comum que as Empresas apresentem uma visão equivocada, acreditando que Marketing e Comercial sejam um departamento único.
Definitivamente, não.
Embora um dependa do outro, apresentam papéis distintos, sendo, o objetivo do setor de Marketing gerar a demanda e o Comercial realizar a Venda.
Esta visão errônea (da maioria das empresas brasileiras) do papel de cada área, provavelmente ocorra por conta da Cultura Brasileira de otimizar ao máximo a mão de obra, fazendo com que os profissionais sejam polivalentes, realizando multitarefas.
Se por um lado as empresas em nosso país necessitem de tal comportamento (tornar profissionais polivalentes) para sobreviver, devido impostos absurdamente altos, por outro lado, vemos que tal postura compromete significativamente a qualidade da prestação de serviços, e consequentemente, os resultados.
Quanto maior o foco de um profissional em determinada atividade, melhor será a qualidade, melhor será o resultado.
A união do setor Comercial Digital e do Marketing
Os setores de Marketing e Comercial são as locomotivas de crescimento de todas as empresas, ou melhor, mais do que isto, sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.
Ingressamos na Era Digital, onde as vendas no varejo caem ano após ano, tornando-se uma tendência inevitável.
Algo que poucas empresas perceberam, é que na contramão das vendas no varejo, as vendas na internet crescem de forma assustadora desde 2008, com uma taxa média de crescimento de 20% ao ano.
No cenário Digital, não existem perspectivas negativas. Em 2016, segundo relatório da empresa referência em dados relacionados ao E-Commerce Brasileiro E-Bit, a perspectiva é de um aumento de 8% no Faturamento do E-Commerce brasileiro.
Entre Janeiro e Abril de 2016, as vendas no E-Commerce Brasileiro apresentaram um crescimento de 11% se comparado ao mesmo período de 2015, gerando um faturamento de R$12 BILHÕES.
A evolução do Comercial Digital
Atualmente, existe uma intensa discussão em torno do Marketing Digital.
No entanto, não vemos a mesma atenção sendo dada ao Comercial Digital, que na nossa avaliação, é a Evolução do setor Comercial.
Diante deste campo pouco explorado, nos sentimos privilegiados por perceber a necessidade de convocar uma discussão em torno deste tema de extrema importância, que se fará presente no dia a dia das empresas daqui pra frente.
Em 2015, o número de brasileiros com a acesso a internet em Smart Phones atingiu a marca surpreendente de 76% MILHÕES.
A internet chegou para ficar, seja entre Jovens de 10 anos de idade ou da Geração Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1977), a internet tornou-se indispensável.
Observando este contexto, torna-se claro o motivo pelo qual as campanhas de Marketing Digital são tão eficazes, pois, se as pessoas estão conectadas na internet, as campanhas de Marketing precisam ser direcionadas aonde o público está.
Investir neste setor é fundamental para o crescimento da empresa
Na medida em que as Empresas passam a colher Resultados Fantásticos, aumenta o investimento em Publicidade Digital.
Em 2015, as empresas brasileiras investiram R$ 9,3 BILHÕES em Marketing Digital, montante expressivo que representa um aumento de 12% em relação ao que foi investido em 2014.
Que as campanhas de Marketing Digital são eficientes, não é novidade.
Porém, o que não vemos em pauta é: após gerado demanda com Marketing Digital, as empresas estão preparadas para realizar a Venda?
As Agências tradicionais, capacitam seus clientes para conseguir transformar pessoas interessadas em Clientes Efetivos?
Se você realizar uma análise em Fan Pages no Facebook, é comum observar pessoas interessadas nos produtos e serviços das empresas sem respostas, o que significa Vendas Perdidas.
Toda empresa investe para ter retorno, ou seja, AUMENTAR SUAS VENDAS.
Assim sendo, não adianta gerar demanda, se sua equipe não estiver capacitada para converter a demanda em venda efetiva.
Logo, em paralelo ao investimento em Marketing Digital, é vital desenvolver uma Equipe Comercial Digital em sua Empresa.
O objetivo do Comercial Digital
Então, o departamento Comercial Digital, tem o objetivo de realizar o atendimento em Plataformas Digitais e Converter Pessoas Interessadas em Vendas.
Na teoria, é algo simples, na prática, vemos poucas pessoas capacitadas para esta missão.
Se por um lado vemos poucas pessoas capacitadas, por outro, uma vez provocada a discussão em torno deste tema.
Contudo, acreditamos que as empresas e profissionais de Marketing Digital buscarão capacitação, para conquistar o que as empresas realmente desejam, VENDAS.
Isso porque de nada adianta uma campanha impecável com dezenas, centenas, milhares de cliques, se estas não se refletirem em vendas para empresa.
A boa notícia, é que a Agência Marketing Digital Avançado apresenta um treinamento Exclusivo para desenvolver um Departamento Comercial Digital em sua empresa!
Treinamento este, presente em nosso Curso Gestão de Marketing Digital, com 54 horas de duração, o Curso Presencial mais Completo de Curitiba.
Agradecemos o tempo dedicado a Leitura!
Esperamos que esta publicação possa contribuir para melhorar os resultados em sua empresa!
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