O segmento educacional é uma área muito ampla, com cursos em diferentes níveis, mas uma excelente opção são as empresas de Franquia de Marketing Digital.
Segundo dados do IBGE de 2019, as empresas do segmento cresceram 37,5% em apenas quatro anos – o número saltou de 1,2 para 1,8 milhões de empresas ligadas à educação.
A importância da educação atualmente.
A educação é uma ferramenta importante em todos os seus níveis: ela garante a formação e o desenvolvimento intelectual, físico e moral do ser humano.
E essa tendência de crescimento do segmento não é à toa: em um mundo globalizado (com maior velocidade de informações) e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental estar atualizado para não perder oportunidades.
Ampliar as áreas de conhecimento, desenvolver habilidades novas e aprimorar as já existentes podem fazer com que pessoas qualificadas se destaquem em suas profissões.
Em termos de educação, seja em qual nível for, a qualidade do ensino e do conteúdo é uma questão primordial.
Seja você aluno ou interessado em empreender no setor, este é um ponto que exige atenção e cuidado: conheça a metodologia empregada, os professores e o conteúdo oferecido.
O que é uma franquia de marketing digital e como funciona
O sistema de franquias (também chamado de franchising ou franchise) é uma estratégia de negócios a partir de venda de licenças.
Simplificando, funciona assim: um franqueador cede ao franqueado o direito de usar a sua marca e seu Know how (modelo de operação) e, em contrapartida, o franqueado paga parte do faturamento ao franqueador.
Ou seja, tudo o que envolve de gestão, operacional e marketing é copiado para um negócio idêntico ao franqueador. Parece simples, mas esse tipo de negócio é regido por várias regras e condições, direitos e deveres.
O processo de aquisição de uma franquia é baseado na lei de franquia (Lei nº 8955), de 1994 – é essa lei que garante a transparência nas negociações, tornando o processo mais seguro para franqueador (quem fornece franquia) e franqueado (quem adquire o modelo de negócio).
Uma das exigências desta lei é a obrigatoriedade da apresentação de dois documentos por parte do franqueador: Circular de oferta de Franquia e Contrato de Franquia.
Nestes documentos estão especificadas todas as informações referentes ao negócio a ser franqueado: históricos, demonstrações financeiras, descrição de atividades, valores de investimento, entre outros.
Em uma franquia de marketing digital o processo não é diferente: há todo um registro formal da negociação, ou seja, o processo todo é bastante seguro.
As vantagens de uma franquia de marketing digital
- Setor em crescimento: segundo o último relatório da Associação Brasileira de Franchising de 2019, o faturamento do setor de franquias teve um aumento de 6,8% em relação a 2018, o que demonstra confiabilidade e estabilidade.
- Modelo de negócio pré-definido: muitos negócios falham por falta de planejamento inicial. Como no sistema de franquia já há um modelo de negócio estabelecido e já há um tempo médio do retorno do investimento definido, as chances disso acontecer com a sua franquia de marketing digital são menores. Além disso, contar com o apoio do franqueador é importante para lidar com fatos políticos, sociais e econômicos que podem impactar o seu negócio.
- Impacto da marca franqueadora: ao decidir por adquirir uma franquia, você conta com a força da marca franqueadora: toda a credibilidade e a experiência prévia da franqueadora trazem segurança e respaldo ao franqueado.
- Apoio do franqueador: em um sistema de franquia de marketing digital, assim como em qualquer franquia, a principal atratividade é que o modelo de negócio já foi testado e aprovado anteriormente. O franqueador já conhece os desafios do negócio e os meios de contorna-los.
- Independência jurídica e financeira: franqueado possui autonomia jurídica e financeira em relação ao franqueador: terá sua razão social e responsabilidades financeiras individuais.
- Melhorias, pesquisa e desenvolvimento de produtos: todo o processo de aprimoramento do negócio e de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos fica a cargo do franqueador, que normalmente realizará os testes necessários antes de disponibilizá-los em sua rede.
Como adquirir uma franquia de marketing digital
O processo para adquirir uma franquia de marketing digital é o mesmo de qualquer franquia – existem algumas variações em cada tipo de negócio, mas no geral o processo é igual.
O primeiro passo não é nem relacionado à burocracia: o candidato deve avaliar se tem um perfil para ser franqueado.
É importante também que o franqueado se capacite, buscando em instituições de confiança sobre como funciona a fundo o negócio de franquias.
Interesse definido, o segundo passo é entrar em contato com a empresa franqueadora.
Neste momento, a empresa irá analisar e selecionar os candidatos que considerem aptos a adquirir a franquia: só a partir disso então a Circular de Oferta de Franquia é enviada – segundo a Lei de Franquias, no mínimo 10 dias antes de assinar o contrato.
Este período é importante para ler o documento com calma e sanar possíveis dúvidas.
No momento da aquisição da franquia de marketing digital, pode haver uma taxa inicial de filiação, assim como outras taxas durante a vigência do contrato.
Seja um franqueado da Academia Digital
Se interessou em adquirir uma franquia de marketing digital?
Pela primeira vez, a Academia Digital disponibiliza para você, empreendedor que quer investir no mercado que mais cresce no Brasil, a chance de adquirir uma franquia.
Contribua para o ensino qualificado de profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho, com uma franquia de uma empresa consolidada e rentável.
Para ser um franqueado da Academia Digital, você deve participar do nosso processo seletivo, no qual seu perfil será analisado.
E não se preocupe, pois ao longo do caminho, você contará com todo o suporte e orientação, seguindo nosso plano de negócio estruturado e consolidado em 5 anos de experiência.
Entre em contato conosco e faça parte da nossa rede de franquias em marketing digital.
A Academia Digital
A Academia Digital atua no Setor Educacional desde 2015, quando se iniciaram as aulas do nosso Curso de Gestão de Marketing Digital.
Com o sucesso do curso, enxergamos novas possibilidades e ampliamos as áreas de ensino, desenvolvendo também cursos nas áreas de Design, Criação de Sites e Programação.
Atualmente, contamos com mais de 1.000 alunos formados em apenas cinco anos de história.
Nosso Curso de Marketing Digital é referência em Curitiba, por nossa qualidade de ensino e por se destacar sendo o primeiro curso da região a integrar 15 Estratégias Digitais Integradas em dois meses de duração.
Agora, você também pode fazer parte da nossa história!